A proposta do PEI centra-se em crenças
fundamentais. A mais importante é a da Modificabilidade
Cognitiva Estrutural, segundo a qual, é possível desenvolver o
potencial de inteligência. Não se trata de modificar, no sentido
de mudar um comportamento, mas sim, de modificar toda a
estrutura cognitiva do organismo, para devolver-lhe a autonomia
de pensar e o direito de se realizar muito além dos
diagnósticos. Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e
equipe, em Jerusalém, a partir das experiências com imigrantes
após a segunda guerra mundial.
OBJETIVO
Capacitar profissionais na aplicação do PEI –
Nível I – e metodologia da mediação para disporem de ferramentas
que favoreçam o processo de aprendizagem dos sujeitos, prevenção
das dificuldades e, consequentemente,a identificação e o
desenvolvimento de funções cognitivas que são pré-requisitos
para o aprender.
PÚBLICO ALVO
Psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos,
orientadores educacionais, professores, profissionais de
recursos humanos e educadores em geral.
PROGRAMA GERAL DO CURSO
Bases teóricas da Modificabilidade Cognitiva Estrutural
Experiência de Aprendizagem Mediada
Critérios de Mediação
Operações Mentais e Funções Cognitivas
Mapa Cognitivo
Sete primeiros instrumentos do Programa de Enriquecimento
Instrumental – (PEI) * Organização de Pontos* Orientação
Espacial I * Comparação * Classificação * Percepção Analítica *
Orientação Espacial II e * Ilustração
Programação de atividades didáticas
Obs: Inclui instrumentos, coletânea de textos e guia teórico.
Serão conferidos certificados internacionais pelo ICELP/Israel.
COORDENAÇÃO
Núcleo de Desenvolvimento do Potencial Cognitivo –
NDPC. Este Curso será ministrado pelos membros da equipe do NDPC –
Formados pelo International Center for the Enhancement of Learning
Potential – Jerusalém – Israel.