Curso Didática Centrada nos Processos de
Pensamento
APRESENTAÇÃO
Muitas das dificuldades para aprender se devem ao
fato de não estar presente, na relação ensino/aprendizagem, a
consciência do “por que”, “para que” e “como” se aprende.
A Didática Centrada nos Processos de Pensamento é uma modalidade
instrucional que combina o desenvolvimento dos conteúdos curriculares
com o desenvolvimento dos processos, habilidades e estratégias de
pensamento.
Nesta modalidade, tanto os conteúdos como os processos de raciocínio
possuem um duplo papel na aprendizagem. Os conteúdos, além de
constituir o objetivo frente às exigências do currículo escolar, são
utilizados como um meio para desenvolver os processos de raciocínio
dos alunos.
A DCP é o produto das experiências acumuladas por um grupo de
profissionais venezuelanos (Carmona, M; Garcia, L; Heller, M; e Ruiz,
C), tendo como base teórica à metodologia da Mediação, elaborada pelo
Profº Reuven Feuerstein.
“Mais importante do que saber é aprender como usar este saber”
OBJETIVO
Contribuir para o desenvolvimento cognitivo, mudança atitudinal e
metodológica do docente, a fim de propiciar condições favoráveis para
a aquisição de aprendizagens significativas por parte dos alunos,
favorecendo seu desempenho nas diferentes situações da vida as quais
se vejam expostos.
PÚBLICO ALVO
A todos os profissionais envolvidos no processo
ensino/ aprendizagem.
Núcleo de Desenvolvimento do Potencial Cognitivo.
Este Curso será ministrado pelos membros da equipe do NDPC-Formadas
pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential –
Jerusalém – Israel.