Segue convite aos interessados em os Cursos breves a distância
com material EM PORTUGUÊS, a cargo da Psp.
ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e o
Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina).
Em Março 2012 estaremos oferecendo três Cursos inteiramente através
da Internet. Inscrições abertas.
CURSO 1: CURSO BREVE A DISTÂNCIA:
AUTORIAS VOCACIONAIS
- DURAÇÃO: 2 meses – Inicio: 13/03/2012 Término: 14/05/2012
- AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández
y Jorge Gonçalves da Cruz
- CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso
será emitido via correio postal.
CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA:
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE
O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH
- DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/03/2012 Término: 15/05/2012
- AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández
y Jorge Gonçalves da Cruz
- CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso
será emitido via correio postal
CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA:
PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS.
CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
- DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 16/03/2012 Término: 16/05/2012
- AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández
y Jorge Gonçalves da Cruz
- CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso
será emitido via correio postal
Os Cursos se realizam inteiramente através da Internet, sem horários
prefixados:
- Envio por email dos materiais dos Cursos: cada participante
pode enviar por email consultas aos autores/professores Alicia Fernández
e Jorge Gonçalves da Cruz, que responderão também por email dando
lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.
- Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão
ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais complementários
sobre o tema em formato audiovisual, tais como imagens, vídeos,
artigos e apresentações em formato PowerPoint.
Informações gerais:
AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES
DA CRUZ
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações
em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
- Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”,
“A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas
do aprendente” e “Psicopedagogia em Psicodrama”, editadas em
espanhol e português.
- Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de
Psicopedagogia do Brasil.
- Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da
Faculdade de Psicologia) e Professora Titular das materias “Diagnóstico
Psicopedagógico” e “Tratamento Psicopedagógico” da Universidad
del Salvador, Buenos Aires.
- Docente convidada em numerosas Universidades e Associações
da América Latina e Europa. .Fundadora e co-diretora de E.Psi.B.A.
Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.
Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico, psicodramatista.
Psicoterapeuta.
- Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
- Docente convidado em numerosas Universidades e Associações
da América Latina e Europa.
- Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico
Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
- Assessor de numerosas instituições educativas.
CONTEÚDO DOS CURSOS:
CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS
- IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS
VOCACIONAIS:
A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.
As autorias vocacionais e profissionais. O movimento entre escolher
e decidir. Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento e saber, na
era telemática.. Propostas e recursos para trabalhar com crianças,
adolescentes e adultos.
- A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS, COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES
E ADULTOS:
O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças
e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autorias vocacionais
nos contextos atuais.
- PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL”
NOS CONTEXTOS ATUAIS:
Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?.
A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
- TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO
PROFISSIONAL.
Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições
vocacionais. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre
os professores e profissionais. Questionamento à denominada “Síndrome
de Burn-out”.
- RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS
DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS
VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.
Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando
pelo possível e o provável.
Novos recursos psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo),
SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando).
M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)
CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES
DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
- O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção)
e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
- Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque
crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância
e da adolescência. Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?.
A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz.
- A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica.
A aprendizagem da capacidade de atender. Como se atende ao objeto
de conhecimento?. O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo.
.Atencionalidade e criatividade.
- Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
- “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção: Diagnosticar ou
rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a
sobre-medicação?
- Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e
professores. Contribuições psicopedagógicas para intervir
frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendo caminhos
de autoria ante os novos modos atencionais.
- Apresentação da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa
Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar
as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos.
Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta
diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes
da capacidade atencional.
CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA
NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
- CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA: novos modos de
“adolescer”-crescer- . Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).
Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes
radicais, parkour…). “Pichações”, Blogs… O que e como escrevem
os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet.
Uma leitura psicopedagógica.
- OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura
Psicopedagógica: Construção do “nós”. O grupal. Função
subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se um passado para
projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente
ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma
travessia de descontinuidades. Da casa à rua (ou do familiar ao
extra-familiar). Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens.
A “Adolescência” como oportunidade.
- IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA: Autoria de pensamento
e os trajetos da adolescência. “Modalidades de ensino” e “Modalidades
de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo
extra-familiar dos adolescentes? Dispositivo de análise psicopedagógico:
Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
- INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS: Repensando
nossas práticas ante as problemáticas atuais. Intervenções clínico-psicopedagógicas
com púberes e adolescentes. Como escutar/acompanhar os trajetos
da adolescência? Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando
espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.
CERTIFICAÇÃO: Um certificado
impresso será enviado via correio postal. Certificados expedidos
por E.Psi.B.A. como curso livre.
IDIOMA: Os Módulos teóricos
são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante.
Os participantes podem enviar suas consultas em português. Os
professores respondem por email em espanhol.
PÚBLICO ALVO: Estudantes, professores
e profissionais de Educação, Pedagogía, Psicopedagogia, Psicologia,
Fonoaudiologia e Licenciaturas e demais profissionais que desde outras
disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar.
INVESTIMENTO: Inscrições com
valores especiais até 29/02/2012.
|
Curso 1: Autorias
vocacionais |
Curso 2:TDA |
Curso 3:Adolescência |
Até 29/02/12 |
1 x R$ 350,00 à vista
(ou 2 x R$ 190*) |
1 x R$ 330,00 à vista
(ou 2 x R$ 180*) |
1 x R$ 340,00 à vista
(ou 2 x de R$ 185*) |
Após 29/02/2012
(até 12/03/12) |
1 x R$ 370,00 à vista
(ou 2 x R$ 200**) |
1 x R$ 350,00 à vista
(ou 2 x R$ 190**) |
1 x R$ 360,00 à vista
(ou 2 x R$ 195**) |
* primeira parcela até 29/02/12 – segunda parcela até 10/04/2012
**primeira parcela até 12/03/12 – segunda parcela até 10/04/2012
Descontos (não acumulativos)
- Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro), ABPp Seção-Brasilia,
ABPp-Es (núcleo Espírito Santo), ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG
(Minas Gerais): terão 15% de desconto no plano escolhido.
- 2 ou 3 cursos: 15% de desconto
- Consulte-nos sobre descontos especiais para grupos.
INFORMAÇÕES / RESERVA DE VAGA:
Email:
epsiba@epsiba.com ou
espacioepsiba@gmail.com
Site E.Psi.B.A.: Podem consultar mais informações sobre estas
e outras propostas em:
www.epsiba.com
|