Informativo Epsiba 280212

E.PSI.B.A.
ESPACIO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO

DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ

Um espaço de formação, investigação e intervenção
em torno da Psicopedagogia clínica

Segue convite aos interessados em os Cursos breves a distância
com material EM PORTUGUÊS, a cargo da Psp.
ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina)
e o
Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina)
.

Em Março 2012 estaremos oferecendo três Cursos inteiramente através
da Internet
. Inscrições abertas.

CURSO 1: CURSO BREVE A DISTÂNCIA:
AUTORIAS VOCACIONAIS

  • DURAÇÃO: 2 meses – Inicio: 13/03/2012 Término: 14/05/2012
  • AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández
    y Jorge Gonçalves da Cruz
  • CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso
    será emitido via correio postal.

CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA:
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE
O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH

  • DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/03/2012 Término: 15/05/2012
  • AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández
    y Jorge Gonçalves da Cruz
  • CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso
    será emitido via correio postal

CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA:
PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS.
CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

  • DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 16/03/2012 Término: 16/05/2012
  • AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández
    y Jorge Gonçalves da Cruz
  • CARGA HORÁRIA: 80 horas à distância . Certificado impresso
    será emitido via correio postal

Os Cursos se realizam inteiramente através da Internet, sem horários
prefixados:

  • Envio por email dos materiais dos Cursos: cada participante
    pode enviar por email consultas aos autores/professores Alicia Fernández
    e Jorge Gonçalves da Cruz, que responderão também por email dando
    lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.
  • Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão
    ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais complementários
    sobre o tema em formato audiovisual, tais como imagens, vídeos,
    artigos e apresentações em formato PowerPoint.


Informações gerais:

AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:

Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES
DA CRUZ

Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações
em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.

  • Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”,
    “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas
    do aprendente” e “Psicopedagogia em Psicodrama”, editadas em
    espanhol e português.
  • Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de
    Psicopedagogia do Brasil.
  • Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da
    Faculdade de Psicologia) e Professora Titular das materias “Diagnóstico
    Psicopedagógico” e “Tratamento Psicopedagógico” da Universidad
    del Salvador, Buenos Aires.
  • Docente convidada em numerosas Universidades e Associações
    da América Latina e Europa. .Fundadora e co-diretora de E.Psi.B.A.
    Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.

Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico, psicodramatista.
Psicoterapeuta.

  • Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
  • Docente convidado em numerosas Universidades e Associações
    da América Latina e Europa.
  • Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico
    Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
  • Assessor de numerosas instituições educativas.

CONTEÚDO DOS CURSOS:

CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS

  1. IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS
    VOCACIONAIS:

    A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.
    As autorias vocacionais e profissionais. O movimento entre escolher
    e decidir. Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento e saber, na
    era telemática.. Propostas e recursos para trabalhar com crianças,
    adolescentes e adultos.
  2. A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS, COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES
    E ADULTOS:

    O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças
    e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autorias vocacionais
    nos contextos atuais.
  3. PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL”
    NOS CONTEXTOS ATUAIS:

    Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?.
    A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
  4. TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO
    PROFISSIONAL.

    Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições
    vocacionais. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre
    os professores e profissionais. Questionamento à denominada “Síndrome
    de Burn-out”.
  5. RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS
    DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS
    VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.


    Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando
    pelo possível e o provável.

    Novos recursos psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo),
    SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando).
    M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)

CURSO 2:  CONTRIBUIÇÕES
DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA

  1. O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção)
    e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade)
    .
  2. Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque
    crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância
    e da adolescência. Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?.
    A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz.
  3. A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. 
    A aprendizagem da capacidade de atender. Como se atende ao objeto
    de conhecimento?. O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo.
    .Atencionalidade e criatividade.
  4. Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
  5. “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção: Diagnosticar ou
    rotular?
    O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a
    sobre-medicação?
  6. Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e
    professores. Contribuições psicopedagógicas para intervir
    frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendo caminhos
    de autoria ante os novos modos atencionais.
  7. Apresentação da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa
    Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar
    as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos.
    Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta
    diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes
    da capacidade atencional
    .

CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA
NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

  1. CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:  novos modos de
    “adolescer”-crescer- . Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).
    Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes
    radicais, parkour…). “Pichações”, Blogs… O que e como escrevem
    os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na Internet.
    Uma leitura psicopedagógica.
  2. OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura
    Psicopedagógica
    :  Construção do “nós”. O grupal. Função
    subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se um passado para
    projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente
    ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma
    travessia de descontinuidades. Da casa à rua (ou do familiar ao
    extra-familiar). Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens.
    A “Adolescência” como oportunidade.
  3. IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA:  Autoria de pensamento
    e os trajetos da adolescência. “Modalidades de ensino” e “Modalidades
    de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo
    extra-familiar dos adolescentes? Dispositivo de análise psicopedagógico:
    Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
  4. INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:  Repensando
    nossas práticas ante as problemáticas atuais. Intervenções clínico-psicopedagógicas
    com púberes e adolescentes. Como escutar/acompanhar os trajetos
    da adolescência? Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando
    espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.

CERTIFICAÇÃO: Um certificado
impresso
será enviado via correio postal. Certificados expedidos
por E.Psi.B.A. como curso livre.

IDIOMA: Os Módulos teóricos 
são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante.
Os participantes podem enviar suas consultas em português. Os
professores respondem por email em espanhol.

PÚBLICO ALVO: Estudantes, professores
e profissionais de Educação, Pedagogía, Psicopedagogia, Psicologia,
Fonoaudiologia e Licenciaturas e demais profissionais que desde outras
disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar.

INVESTIMENTO: Inscrições com
valores especiais
até 29/02/2012.

  Curso 1: Autorias
vocacionais
Curso 2:TDA Curso 3:Adolescência
Até 29/02/12 1 x R$ 350,00 à vista

 (ou 2 x R$ 190*)
1 x R$ 330,00 à vista

(ou 2 x R$ 180*)
1 x R$ 340,00 à vista

(ou 2 x de R$ 185*)
Após 29/02/2012

(até 12/03/12)
1 x R$ 370,00 à vista


 (ou 2 x R$ 200**)
1 x R$ 350,00 à vista

(ou 2 x R$ 190**)
1 x R$ 360,00 à vista


(ou 2 x R$ 195**)

* primeira parcela até 29/02/12 – segunda parcela até 10/04/2012

**primeira parcela até 12/03/12 – segunda parcela até 10/04/2012

Descontos (não acumulativos)

  • Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro), ABPp Seção-Brasilia, 
    ABPp-Es (núcleo Espírito Santo), ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG
    (Minas Gerais): terão 15% de desconto no plano escolhido.
  • 2 ou 3 cursos: 15% de desconto
  • Consulte-nos sobre descontos especiais para grupos.

INFORMAÇÕES / RESERVA DE VAGA:

Email:  

epsiba@epsiba.com
ou

espacioepsiba@gmail.com

Site E.Psi.B.A.: Podem consultar mais informações sobre estas
e outras propostas em:
www.epsiba.com

Formulário de
Reserva de Vaga
Nombre:
E-mail:
E-mail alternativo:
Ciudad de residencia:
Profésion:
Curso de su interés:
Mensaje:
 


Carhué 436 – CP 1408 – Cidade de Buenos Aires – Argentina

Telefax: 005411 4641 0272