Sustentabilidade no fazer docente

O presente estudo visa tecer um paralelo entre a formação docente e a sustentabilidade. A metodologia aplicada foi a da pesquisa bibliográfica por articular-se a partir de materiais já desenvolvidos, sendo também descritiva.

Leia mais...

Psicopedagogia preventiva na educação infantil

Este artigo teórico de abordagem bibliográfica pretende discutir e analisar sobre a importância da atuação psicopedagógica no contexto da educação infantil, apresentando alguns aspectos sobre a importância da ação psicopedagógica preventiva, que se utiliza de métodos padronizados da psicopedagogia, contribuindo para a diminuição das dificuldades de aprendizagens, fracasso escolar e vários fatores que levam a essa realidade utilizando-se do pedagogo institucional como ferramenta imprescindível no sistema educacional, auxiliando positivamente professores e crianças no processo de ensino aprendizagem. 

Leia mais...

A importância da psicomotricidade na superação das dificuldades de aprendizagem

O objetivo do relato de experiência é resgatar a autoestima dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem com o propósito de minimizar o fracasso escolar e melhorar suas competências e habilidades e de outro; oferecer às bolsistas participantes a oportunidade de vivenciar e aprender a gestão escolar e o ofício do professor tuteladas por seus professores, ainda na fase de formação.

Leia mais...

O Apego Paterno no puerpério: uma revisão de literatura

O apego é considerado um processo que se constrói tanto da busca do bebê que procura por atenção e cuidados, quanto por parte do adulto que mostra sensibilidade para atender a essas necessidades da criança. Historicamente, às funções paternas não cabiam os cuidados físicos, afetivos e emocionais da criança, tendo em vista que o lugar ocupado pela figura masculina na cultura de algumas décadas passadas estava restrito apenas ao de provedor financeiro da família. 

Leia mais...

Alfabetização de crianças falantes de Português e Espanhol

Alfabetização de crianças falantes de Português e Espanhol em Cidade de Fronteira com Argentina e Paraguai: aportes da fonética e da fonologia

A partir da alfabetização linguística, discute princípios para o trabalho em sala de aula, tendo com conta as diferenças entre fala e escrita e o rompimento com o mito do monolinguismo ou do bilinguismo idealizado.

Leia mais...

A Importância da Alfabetização na Educação Infantil

O presente trabalho coloca algumas reflexões sobre a questão do processo de alfabetização realizado na Educação Infantil, onde este tende a ser mais prazeroso, dando oportunidade à criança de descobrir suas próprias construções e de valorizar aquilo que produz com relação à leitura e escrita

Leia mais...

Psicologia e Violência Escolar

O presente artigo visa estabelecer a relação entre psicologia e violência no âmbito escolar, de modo a esclarecer como tal fenômeno se constitui juntamente com as contribuições da ciência psicológica no sentido de compreender e lidar com as diversas situações presentes nas instituições de ensino.

Leia mais...

Bem-vindo(a) ao Ppol

Obrigado por visitar nosso Portal!

Aproveite sua visita e faça seu registro.

Busca

Login

Portal Brasil

Feed não encontrado