Avaliação: Faces e Interfaces no processo ensino-aprendizagem
- Detalhes
-
O texto “Avaliação: faces e interfaces no processo ensino-aprendizagem”, consiste em uma reflexão sobre avaliação articulada ao processo ensino- aprendizagem, a partir de um fragmento de uma investigação sobre avaliação formativa no ensino superior.
Criar ou educar os filhos
- Detalhes
-
A gente vai educando nossos filhos, vai se comunicando com eles no cotidiano, com erros e acertos, com sucessos e fracassos, aprendendo com os sucessos e com os fracassos.
Relato de experiência: o que faz a diferença?
- Detalhes
-
Quando acreditar no potencial da criança para aprender, tanto por parte dos professores/educadores, quanto por parte da família faz toda a diferença…
Babá eletrônica ou virtual??
- Detalhes
-
Quando escrevi este texto as crianças ainda não lidavam com celulares, mas o texto continua sendo válido se acrescentarmos a ele o uso do celular, ou seja: manter o equilíbrio é fundamental. Ouvir o outro, saber o que as pessoas que nos cercam pensam e sentem é imprescindível para a saúde mental e emocional do ser humano.
O desenho e a aprendizagem
- Detalhes
-
Assim como o homem pré histórico que teve como primeira forma de expressão gráfica o desenho, a criança também passa por este processo: Antes de aprender o significado das letras e números como expressão ela precisa ter a oportunidade de manifestar seus sentimentos e saberes através do desenho feito livremente.
Brincar, uma necessidade…
- Detalhes
-
Brincar é essencial na vida da criança. Se ela não tiver a oportunidade de brincar livremente, poderá ficar mentalmente doente. É brincando que a criança se introduz no mundo do adulto, revive conteúdos emocionais, aprende a criar e respeitar regras, interagir com o outro e com o ambiente e se prepara.
Os caminhos da psicopedagogia no 3º milênio
- Detalhes
-
* Texto de abertura da comemoração dos 15 anos do CEPERJ (Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, dez. 1997.
Os estudos futuros, necessariamente, facilitarão a distinção do objeto de estudo da Psicopedagogia dos objetos de estudo da Psicologia e da Pedagogia e, ao mesmo tempo, a complementaridade dessas três áreas do conhecimento.