A contribuição do jogo popular no desenvolvimento do senso crítico da criança na segunda infância
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O presente artigo busca através de revisões bibliográficas e pesquisas de campo entender de que forma o conteúdo Jogo, em especial o Jogo Popular, é usado como ferramenta metodológica, de ensino/aprendizado com as crianças na segunda infância, nas escolas do município de Timbaúba, na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, e quais as consequências que acarretará a ausência desses conteúdos no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. A metodologia para a realização desse artigo foi revisão bibliográfica e pesquisas de campo. Onde na pesquisa de campo foram apresentados questionários direcionados a os Alunos, Professores e Direção. Foram visitadas oito (oito), escolas da rede municipal de ensino, nas quais 158 alunos, oito professores e oito Diretores, o que eles entendiam e de que forma o jogo contribui na formação do senso critico da criança e sua socialização.
Percepção do enfermeiro sobre a comunicação terapêutica na atenção primária à saúde
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Este trabalho objetivou descrever a percepção dos enfermeiros acerca da prática da Comunicação Terapêutica na Atenção Primária à Saúde em dois municípios pernambucanos. Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, os enfermeiros pesquisados demonstraram uma autopercepção relacionada à atitude considerada adequada para a efetivação da comunicação terapêutica, muito embora tenham apresentado entendimento restrito para com dimensões relacionadas a esta técnica. Assinala-se a importância de incluir nos processos de educação permanente esta temática para propiciar o aperfeiçoamento teórico-técnico dos profissionais, visando garantir que o cidadão atendido seja o centro do cuidar em enfermagem.
A violência no cotidiano escolar e o papel do Psicólogo: um estudo teórico
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A violência é um fenômeno significativo, relacionado ao contexto histórico, cultural e econômico, que atinge um número crescente de pessoas e é representada de inúmeras formas e em diversos contextos: família, trabalho, trânsito, sobretudo na escola.
Nascem pai e mãe: a percepção dos pais sobre o processo de adoção tardia
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A adoção é uma medida jurídica que insere crianças e adolescentes em uma família substituta, possibilitando que este sujeito adotado passe a ser filho e o(s) adotante(s) sejam pai/mãe.
Jogos eletrônicos como recursos neuropsicopedagógicos para clientela com deficiência visual
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Este documento apresenta uma reflexão sobre como os jogos eletrônicos podem influenciar no desenvolvimento de pessoas com deficiências visuais, identificando e descrevendo essas influências, demonstrando os benefícios que tais deficientes conseguem alcançar com o uso desse tipo de jogos…
Contribuições da teoria de Winnicott para estudos sobre a infância
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A teoria winnicottiana explanada neste artigo nos faz vislumbrar sobre o processo de desenvolvimento das crianças durante o período da infância visto que a brincadeira é um dos principais requisitos para identificação da própria identidade e do seu caráter, bem como para a construção de sua personalidade individual e social.
A valorização da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
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A leitura é um processo que vem se formando e incorporando ao cidadão, independentemente de sua idade. E este processo acontece de maneira natural ou conduzida por alguém, pela família, por exemplo, antes da escola, constituindo-se em conhecimentos prévios que se acumulam por meio das observações curiosas do mundo, dos saberes culturais e sociais, dos diálogos e abstrações realizados no convívio social.
O que o psicólogo fez, faz e pode fazer na escola – Uma reflexão crítica
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Como se sabe, a trajetória da educação na história no Brasil não é nada simples.
Aplicação dos contos de fadas no espaço psicopedagogico
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O importante de desenvolver esse estudo é que através dos contos de fadas, conseguimos identificar os conflitos vividos que vão espelhar em dificuldades cognitivas, emocionais.
Reflexões críticas sobre o lugar da neurociência na educação
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Propomos neste artigo, discutir criticamente a aproximação da Neurociência com a Educação, buscando elucidar as relações que estão se estabelecendo entre estes campos, visando definir critiacamente o papel e o lugar de sua atuação.
A função clínica dos jogos e das brincadeiras com regras na perspectiva gestáltica
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O presente artigo objetivou compreender a função clínica dos jogos e das brincadeiras com regras a partir da perspectiva Gestáltica.