Artigos


A contribuição do jogo popular no desenvolvimento do senso crítico da criança na segunda infância

O presente artigo busca através de revisões bibliográficas e pesquisas de campo entender de que forma o conteúdo Jogo, em especial o Jogo Popular, é usado como ferramenta metodológica, de ensino/aprendizado com as crianças na segunda infância, nas escolas do município de Timbaúba, na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, e quais as consequências que acarretará a ausência desses conteúdos no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. A metodologia para a realização desse artigo foi revisão bibliográfica e pesquisas de campo. Onde na pesquisa de campo foram apresentados questionários direcionados a os Alunos, Professores e Direção. Foram visitadas oito (oito), escolas da rede municipal de ensino, nas quais 158 alunos, oito professores e oito Diretores, o que eles entendiam e de que forma o jogo contribui na formação do senso critico da criança e sua socialização.


Leia mais…


Percepção do enfermeiro sobre a comunicação terapêutica na atenção primária à saúde

Este trabalho objetivou descrever a percepção dos enfermeiros acerca da prática da Comunicação Terapêutica na Atenção Primária à Saúde em dois municípios pernambucanos. Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, os enfermeiros pesquisados demonstraram uma autopercepção relacionada à atitude considerada adequada para a efetivação da comunicação terapêutica, muito embora tenham apresentado entendimento restrito para com dimensões relacionadas a esta técnica. Assinala-se a importância de incluir nos processos de educação permanente esta temática para propiciar o aperfeiçoamento teórico-técnico dos profissionais, visando garantir que o cidadão atendido seja o centro do cuidar em enfermagem.


Leia mais…

 

 


Contribuições da teoria de Winnicott para estudos sobre a infância

A teoria winnicottiana explanada neste artigo nos faz vislumbrar sobre o processo de desenvolvimento das crianças durante o período da infância visto que a brincadeira é um dos principais requisitos para identificação da própria identidade e do seu caráter, bem como para a construção de sua personalidade individual e social.


Leia mais…


A valorização da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental

A leitura é um processo que vem se formando e incorporando ao cidadão, independentemente de sua idade. E este processo acontece de maneira natural ou conduzida por alguém, pela família, por exemplo, antes da escola, constituindo-se em conhecimentos prévios que se acumulam por meio das observações curiosas do mundo, dos saberes culturais e sociais, dos diálogos e abstrações realizados no convívio social.


Leia mais…