Uncategorized

Artigo Entrid 230

Para imprimir este artigo sem cortes clique no ícone da
impressora >>>

 

A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO NA BUSCA DA QUALIDADE

Cleomar Landim de Oliveira

Falta qualidade e envolvimento no processo educativo, tanto da parte do professor, como por parte do aluno.

Uma das questões mais controvertidas no meio educacional atualmente é a “Qualidade”. É controvertida, porque ao mesmo tempo que observamos um movimento de busca, tanto em relação a vida, aos relacionamentos, sejam eles profissionais ou não, de uma melhoria de qualidade, nos defrontamos por outro lado com uma busca desenfreada de uma formação superior, mesmo que esta seja sem muita qualidade, vazia, sem muita razão… Dando a entender que acreditam que o mundo se abre a quem tem um diploma de curso superior, não importando a qualidade do mesmo.

Outro ponto doloroso, cruel mesmo é que estes profissionais se lançam no mercado de trabalho, e aí encontram as primeiras barreiras,por necessitarem de mais conhecimentos ou experiências. E novamente partem em busca do “milagre”, rápido…Não há parâmetro para uma análise da referida qualidade, porque na realidade, não há reflexão, apenas busca… vazia, sem o desejo de um envolvimento como processo do conhecimento próprio. E na tentativa de suprir a “lacuna” que têm dentro de si, novamente se lançam em qualquer curso de especialização, e assim caminham num torvelinho de idéias, sem chegar a lugar nenhum…

A resposta a essa situação passa por diferentes níveis de análise, e apesar de estarmos presenciando estes fatos, acreditamos numa realidade diferente, onde é possível contribuir para a formação do indivíduo, buscando nele e no outro, um vínculo mediador, intercambiando saberes, gerando dessa forma compreensão,crescimento, estímulo, trocas realmente efetuadas. Professor e aluno, aluno e professor vinculando dependências que posteriormente propiciem de modo gradativo uma independência e autonomia conscientes e amadurecidas.

Falta qualidade e envolvimento no processo educativo, tanto da parte do professor, como por parte do aluno. Parece que todos estão esquecidos que a relação pedagógica e a relação educacional, envolvem vínculos de dependência e de independência, pois só assim aprenderão a alçar vôo…

A questão da qualidade de formação de estudantes e profissionais vista por este viés, constitui a nosso ver, uma prática psicopedagógica.

Publicado em 01/01/2000


Cleomar Landim de Oliveira – Psicóloga,Pedagoga, Psicomotricista, Mestranda
em Educação Especial, Psicopedagoga, fundadora do Capítulo Cearensede
Psicopedagogia e da1ª Escola de Psicopedagogia do Ceará, ex presidenta e
conselheira nata do referido capitulo..

Dê sua opinião:





Clique aqui:
Normas para
Publicação de Artigos