Uncategorized

Artigo Entrid 22

Para imprimir este artigo sem cortes clique no ícone da
impressora >>>

 

 

A IMPORTÂNCIA DO CORPO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Dulce Consuelo R. Soares

O conhecimento adquirido pela criança vira “proteína”, ganha um novo sentido e como consequência a retenção do aprendizado.

Este artigo tem como objetivo
assinalar a importância do corpo no processo ensino – aprendizagem .

     O
corpo que me refiro é : “Um corpo vivo / ativo que vai para a escola e
“senta” na cadeira de uma sala de aula .”

     Para
Alícia Fernández ( Psicopedagoga Clínica – Argentina)  – O corpo está
relacionado à vida , a uma dimensão maior do que o organismo . “Organismo é
um sistema de auto- regulação inscrito , enquanto o corpo é um mediador , um
sintetizador de comportamentos eficazes para a apropriação do sujeito . O
corpo acumula experiências , automatiza movimentos .”( Fernández , Alícia
– 1991).

     Para
Pierre Weil ( Psicoterapeuta / Psicodramatista ) “O corpo é um centro de
informações . É uma linguagem para nós mesmos , linguagem essa que não
mente . Nosso corpo “fala” através de nossos gestos e movimentos .” (
Weil , Pierre – 1986)

     Na
minha prática profissional de 13 anos , posso afirmar que o corpo está 
todo tempo presente na aprendizagem humana . Nesses últimos cinco anos minha
intervenção tanto clínica como educacional atingiu uma dimensão mais
qualitativa e quantitativa com as crianças que trabalho , tomei conhecimento
mais profundo da produção da Arte Educadora Bia Bedran . Ela nos traz um
“Corpo Cantado”: um corpo que sente, que dança ,  que pensa, que
canta,  ou seja, um “Corpo Musical”

     Através
da Neuroaprendizagem  sabemos que se nossas aulas estiverem fundamentadas
nos canais visuais , auditivos e táteis , a aprendizagem acontece de forma mais
eficaz . O conhecimento adquirido pela criança vira “proteína”, ganha um
novo sentido e como consequência a retenção do aprendizado .

     Em
1995 , tive acesso ao CD: A Caixa de Música de Bia  e constatei que seu
trabalho favorece o uso do corpo na aprendizagem através da música – ( todos
os canais são estimulados , porém em predominância : o auditivo e o tátil ).

     Tanto
na Clínica Psicopedagógica como na Escola ,o trabalho de Bia é facilitador,
podemos  trabalhar tanto na reabilitação de um paciente que teve uma lesão
ou uma disfunção , como podemos trabalhar com nossos alunos que não tiveram
nenhuma interferência seja qual for a ordem ( orgânica , cognitiva ou
emocional). Acredito sinceramente que os professores da Educação infantil , do
Ensino Fundamental e do Ensino Médio deveríam ter acesso à esse material ,
trabalhando os conteúdos cognitivos do plano de curso utilizando os recursos do
brinquedos cantados de Bia Bedran.

     No Cd
( As Aventuras da Menina  Bia) trabalhamos simultaneamente com os dois
hemisférios cerebrais através do “Jogo Cantar”( Bia Canta / Bia Calada) .
Ideal para pacientes que tiveram uma lesão na área da linguagem ( hemisfério
esquerdo ) instalando o caminho da reabilitação através da musicalidade 
( hemisfério direito) conseguindo então uma reintegração do sujeito –
estimulando outras áreas do cérebro .

     As
aventuras da menina Bia tem como pano de fundo a história de uma menina que
perde seu anel no mar , para ajudar a encontrar seu anel , a criança passa por
jogos de memória , de pensamento antecipatório ( Resta 1 da Bia) e quebra –
cabeças objetivando a construção da imagem total e estimulando a área de
reconhecimento do cérebro .

     A música
Desengonçada ( A Caixa de Música da Bia ) é funcional tanto para clínica
como para a escola , além de trabalhar conceitos de lateralidade , a criança
pode construir sua imagem corporal e o conhecimento do seu corpo e do seu colega
através da dinâmica  (Gepeto x Pinóquio ). Dessa forma a aprendizagem se
dá de uma forma lúdica e prazerosa, resgatando e ressignificando o vínculo:
aluno x escola x conhecimento .

     A música
: É bom cantar ( A Caixa de música da Bia ) é um convite a reflexão , pois
no mundo globalizado e “congestionado” que vivemos é necessário voltarmos:
a ouvir , sentir, pensar, para agirmos de forma mais humanizada . A escola pode
trabalhar a questão filosófica com a música na forma de texto e estimular as
crianças o porquê e o benefício de pensar , cantar , ouvir e sentir . Bia nos
traz uma leitura crítica na música Videodinha  sinalizando para as crianças
a importância da leitura além dos jogos de vídeo game e televisão . Todas as
suas produções tem um caráter Educativo e Transdisciplinar , sua grande obra 
passa por conceitos de ética , verdade , fidedignidade , respeito entre outros
.

     O lançamento
do momento é o Cd : Dona Árvore – Além da linguagem poética , Bia nos
remete a uma reflexão ecológica numa tentativa de restaurar o que é ser :
Humano , além das crianças esta obra com certeza poderá “flechar” um
adulto sensível e comprometido com a construção do Ser e do Saber .

     Vale a
pena conferir !

O movimento do corpo tem que
partir de nós!

 

Publicado em 01/01/2000


Dulce Consuelo R. Soares – Psicopedagoga Clínica/ Institucional/ Pedagoga/ Professora de Arte Educação da Unesa no RJ/ Professora de Filosofia da Esil Sociedade Educacional e Autora do Livro infantil: A Caixinha de Insetos de Pedro: uma leitura psicopedagógica da escola do aluno e do professor

Dê sua opinião:





Clique aqui:
Normas para
Publicação de Artigos