UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
Adriana Schmidt Bolda
Foi-se aprendendo e discutindo tantas teorias educacionais e ainda tememos não estarmos corretos em nossa didática de ensino.
Palavras Chaves: Ensino-aprendizagem, didática
Cun Panere: Uma alternativa para o ensino-aprendizagem
Rubem Alves em uma determinada palestra – por mim assistida em vídeo – nos
questionou: " Qual a coisa mais difícil de ser ensinada, mais difícil de
ser aprendida. Todo mundo ensina sem saber que está ensinado, todo mundo
aprende sem saber que está aprendendo. Mas é a aprendizagem mais
correta?" e logo, responde: " – A linguagem!".
Percebemos então que os livros aumentam nossos saberes e não nossa sabedoria.
Piaget já nos indicou as formas como as pessoas precisam vir a aprender. Foi-se
aprendendo e discutindo tantas teorias educacionais e ainda tememos não
estarmos corretos em nossa didática de ensino.
Ao educador cabe substituir a questão PORQUÊ por PARA QUÊ e COMO, para que
desta forma consiga atingir os conteúdos e as formas do educando. E isto me faz
questionar o "PARA QUÊ" estamos dispostos a ensinar, Milton
Nascimento me responde uma belíssima canção:
" Há que se cuidar do broto, para que a vida nos dê flor e fruto"
Quero crêr que no mundo, poucas ou melhor, raras, são as pessoas que não
sofreram mudanças significativas através de um ‘ toque’ de algum professor.
Seria lugar comum, mas verdadeiro, afirmar que toda a mudança só acontece,
quando acontece dentro de ti, quando acontece contigo.
Mas como o ensino compromete toda a responsabilidade da família, da escola, da
sociedade em seu geral uma vez que, o educando não aprende sozinho, percebemos
a necessidade de haver COMPANHEIRISMO entre educador e educando. Rubem Alves
afirmaria: " – Para ensinar: AME! Quem ama, sabe ensinar!"
A propósito, o vocábulo Companheiro tem uma resignificação muito linda:
Aquele que come do mesmo pão junto comigo – Cun-panere.
Sugestão de Leitura:
" Como a criança ensinou a ensinar" Dinah Goulart – Ed. Vozes
" O que é Ensinar" Régis de Morais – Ed. Pedagógica e Universitária
Ltda.
Publicado em 01/01/2000
Adriana Schmidt Bolda – Mestrado em Educação e Cultura ( em curso); Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianopolis/SC; Titulo de Monografia: A Expressão Corporal no Ensino Aprendizagem- Previsão de Termino: Dez/2001; Universidade do Sul de Santa Catarina – Florianópolis/SC; Curso de Especialização em Psicopedagogia – 2000
Titulo de Monografia: ” A Expressão Corporal como forma de Intervenção no Desenvolvcimento Humano – A Teoria de Howard Gardner” – Término; Abril/2000; Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis/SC; Licenciatura e Bacharelado em História – 1993/1996 ; Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis/SC
Dê sua opinião sobre este artigo.
|
Clique aqui: Normas
para Publicação de Artigos
|