REFERENCIAL TEÓRICO – UMA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA CRECHE
Rosane Italiano Monteiro
É importante considerar que embora o desenvolvimento humano infantil siga processos semelhantes em todas as crianças, cada uma tem suas particularidades, seu ritmo próprio.
A educação infantil constitui hoje, um segmento importante do processo
educativo. Sua trajetória no Brasil tem mais de 100 anos, mas só nas últimas
décadas seu crescimento alcançou significação maior.
É comum em diversos países a demanda por creches e pré-escolas, e esse
crescimento se deu devido ao avanço científico sobre o desenvolvimento da
criança, a participação crescente da mulher no mercado de trabalho, a consciência
social sobre o direito da criança à educação nos seus primeiros anos de
vida.
O número de creches hoje é muito grande e há necessidade de oferecer
qualidade para as crianças que são atendidas, portanto o cuidado com a educação
infantil deve ser pensado como estratégia para favorecer a formação e o
desenvolvimento de nossas crianças.
Segundo o inciso IV do artigo 208 da Constituição, é dever do estado e um
direito da criança a garantia do atendimento em creche de 0 a 06 anos de idade,
isso mais uma vez comprova que a função da creche é eminentemente educativa..
A esfera que mais tem se desenvolvido é a municipal, devido as pressões das
famílias e associações comunitárias locais porém, apesar da resposta ser rápida,
na maioria das vezes a qualidade de atendimento sofre grande deterioração no
segmento creche. A insuficiência e inadequação de espaços físicos,
equipamentos e materiais pedagógicos, a não incorporação da dimensão
educativa nos objetivos da creche, a separação entre as funções de educar e
cuidar, a inexistência de currículos e propostas pedagógicas, são
indicadores da baixa qualidade do atendimento em creche.
Particularmente grave é a desvalorização e a falta de formação específica
dos profissionais que atuam na área educacional no segmento creche.
Como e onde o psicopedagogo poderia estar atuando nessa área? Conhecendo a
diversidade de atuação desse profissional, e a partir de uma experiência
realizada numa creche, na cidade de Londrina-PR, foi comprovado que é possível
desenvolver um trabalho de reciclagem ou de formação com as atendentes de
creche. A partir daí a qualidade de atendimento já pode ser melhor, pois após
a conscientização das funcionárias de creche sobre sua função, sobre suas
atitudes e comportamentos perante as crianças que estão sob seus cuidados, de
forma gradativa , o comportamento será outro e o próprio funcionamento da
instituição sofrerá transformações.
A criança é concebida como um ser completo embora necessite da presença de um
adulto, que o acompanhe em seu desenvolvimento, o qual será aprimorado se, no
meio em que estiver inserida, houver diversidade de estímulos.
É importante considerar que embora o desenvolvimento humano infantil siga
processos semelhantes em todas as crianças, cada uma tem suas particularidades,
seu ritmo próprio. Assim sendo o papel fundamental do educador perante seu
trabalho de formador, é que ele pense e reflita sobre sua prática, revendo
atitudes que podem ser melhoradas, de forma que ele não aplique
"mecanicamente" uma rotina pré-estabelecida.
O psicopedagogo pode facilitar o relacionamento do indivíduo com a realidade
que enfrenta no seu ambiente de trabalho, oferecendo alternativas para enfrentar
as dificuldades do cotidiano com as crianças de forma a promover um melhor
desempenho em sua função enquanto educador.
Segundo Sara Pain, o papel do psicopedagogo é o de levar a equipe da instituição
a observar o ambiente, enquanto ambiente de desenvolvimento, como está o
aprender geral e, a partir daí, examinar os diferentes caminhos que se tem a
seguir, verificar as possibilidades e partir para a mudança (Pain, 1986).
As modernas teorias da educação e administração, mostram tendências de
atribuição de importância crescente aos fatores emocionais e à criatividade
na aprendizagem e na produtividade, na liderança e na participação em grupo (Moscovici,
1998). Segundo essa teoria, a participação eficiente do grupo, permite
implementar opções conscientes para mudanças de comportamentos inadequados,
aprender a dar ajuda , visando um crescimento pessoal e da própria instituição.
Como a creche é uma instituição que sofre todos os tipos de discriminação,
é um terreno para ser trabalhado por psicopedagogos preocupados com o
desenvolvimento infantil e enquanto ser biopsicosocial que é o ser humano.
Aprender a aprender é um processo complexo, onde os resultados do trabalho
podem demorar a aparecer, nem sempre as respostas são imediatas porém, o homem
busca ativamente respostas para seus problemas nos mais diversos ambientes:
escola, igreja, família entre outros, e raramente paramos para analisar como
estamos agindo e, é uma necessidade humana rever essas condutas para melhorar
nossas ações.
Nesse sentido é muito pertinente a fala de Moscovici, quando relata em seu
livro que treinar um grupo é levá-lo a experimentar comportamentos diferentes
do que é costumeiro, é levar o grupo a gerar mudanças tanto a nível
cognitivo, como emocional e comportamental.
O treino do grupo deve ser planejado para atender os objetivos e as necessidades
do próprio grupo ou instituição em que o mesmo está inserido, de forma a
torná-lo mais eficiente. Um grupo começa, funciona durante um tempo
modifica-se, porém sem perder de vista o objetivo maior do treinamento que é
ajudar o indivíduo e o grupo a ter comportamentos mais funcionais e eficientes.
Quanto mais integrado for o trabalho desenvolvido na instituição, melhor será
para a criança atendida. É nela que o resultado será mais aparente. De acordo
com Moscovici (1998), o trabalho de treinamento de grupo propõe-se a levar uma
equipe a aprender a crescer de forma que cada membro confie em si mesmo e nos
demais sempre visando o desenvolvimento e a aprendizagem.
Diante desse contexto fica um desafio aos psicopedagogos, que segundo Scoz
(1997) identifica esse profissional como aquele que tem o papel de encontrar
alternativas de ação que possibilitem os educadores a fazerem uma revisão de
sua prática, encontrando saídas possíveis para promover o desenvolvimento da
criança.
Justificativa
A relevância deste trabalho é poder oferecer à creche, propostas e/ou subsídios
que levem os profissionais de creche a aprimorar a sua atuação diária com as
crianças.
Trabalhar o processo educacional na creche é proporcionar ao grupo de
atendentes, um momento para refletir, aprender a lidar com as diferenças e com
as dificuldades, pois quanto mais se fizer avaliação do trabalho diário, mais
possibilidade se tem de crescer, de se desenvolver e melhorar a qualidade de
atendimento à criança.
Metodologia
Devido a falta de recursos técnicos e financeiros para atender o grande número
de creches, há uma deterioração na qualidade do atendimento para as crianças
que freqüentam as creches. Com as novas propostas pedagógicas, é de
fundamental importância formar o profissional que trabalha diretamente com a
criança
Através de observações e discussões com os profissionais de creche,
propor-se-á reflexões sobre as suas atuações diárias, de conduta, de
comportamento e contribuir com propostas significativas para um melhor
desempenho e atuação enquanto educador, transmissor de hábitos e valores que
são modelos de aprendizagem.
As situações pertinentes durante o trabalho serão registradas para que se
possa dar retorno positivo na instituição e promover mudanças, sempre visando
um melhor atendimento à criança que freqüenta a creche.
Referências bibliográficas
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Histórica. Trabalho apresentado no 1ºseminário estadual de psicopedagogia da
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Brasília: MEC / SEF / COED.,1994.
Weiss, M. L. Reflexões sobre a Psicopedagogia na escola. Revista psicopedagógica.
Londrina: ABPp (seção do Paraná), nº16. 1997.
Publicado em 01/01/2000
Rosane Italiano Monteiro – Pedagoga; Psicopedagoga; Especialização Ramain Thiers (cursando)
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