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A IMPORTÂNCIA DE PAIS E EDUCADORES
Angela Cristina Munhoz Maluf
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A importância de pais e educadores conhecerem algumas características evolutivas das fases de desenvolvimento das crianças de 2 a 10 anos
RESUMO
A noção de algumas características evolutivas das fases de desenvolvimento
de crianças de 2 a 10 anos permite aos pais e educadores uma atuação educativa
eficaz. Educar conhecendo características evolutivas das fases de
desenvolvimento da criança é extrair da mesma tudo aquilo que ela traz em si.
Cada criança tem seu modo característico de ser e agir sobre o mundo, trazendo
aos pais e educadores desafios constantes, impulsionando-os para conhecer mais
sobre elas.
Palavras chave: Criança, Características evolutivas das fases de
desenvolvimento, Pais e Educadores.
INTRODUÇÃO
Pais e educadores conhecendo algumas características evolutivas das fases de
desenvolvimento de crianças de 2 a 10 anos, irão transmitir a seus filhos e
educandos, uma educação de qualidade que responda ás necessidades atuais da
sociedade. Vejamos a seguir algumas características evolutivas das fases de
desenvolvimento de crianças de 2 a 10 anos.
Criança aos 2 anos
• Precisa sentir-se amada e protegida.
• Necessita oportunidades para manipular objetos, brincar, vestir-se e ir ao
banheiro sozinha.
• Tem acessos de mau humor e ira.
• Ás vezes mostra-se impulsiva, agride fisicamente, chuta e joga objetos.
• É curiosa.
• Gosta de mexer em tudo o que vê.
• Gosta de estar com outras crianças.
• Tem ciúmes de seus brinquedos e demonstram vontade própria acentuada.
Nesta idade os adultos não precisam falar muito para explicar algo. As crianças
podem dormir ao som das suas palavras. Fale pouco, seja rápido, mas diga o que
quer dizer, com certeza elas entendem. Nesta faixa etária, toda criança precisa
ser vigiada para não se machucar, todos os objetos perigosos, devem estar fora
do alcance.
Devemos lembrar que os primeiros sinais de características de temperamento
começam a se revelar nesta idade. Pais e educadores com certeza estarão atentos
e saberão educá-las da melhor forma.
Criança aos 3 anos
• Compõe algumas frases completas, utilizando expressões já aprendidas. Seu
vocabulário possui aproximadamente 800 a 1.000 palavras.
• Começa lentamente descobrir o mundo ao seu redor.
• Embora egocêntrica, entende que no mundo em que vive, existem regras e que
precisam ser obedecidas.
• Muitas vezes prefere brincar sozinha.
• Já é capaz de vestir-se sozinha.
• Adora que leiam ou lhe contem alguma história.
Nesta idade a criança necessita de alguma independência. Ocorre também nesta
idade a imposição da criança em dizer que sabe fazer as coisas sozinhas. É bom
que pais e educadores fixem regras e limites e que sejam muito estabelecidos.
Criança aos 4 anos
• Pergunta tudo e se interessa por tudo. É a idade dos porquês.
• É ativa e observadora.
• Não aceita regras, porque ainda não as interioriza.
• Tem medo de escuro e de ruídos.
• É egocêntrica, gosta de chamar atenção das pessoas sobre si mesma.
• Ainda não possui organização menta, fala e age sem pensar.
• Deixa uma atividade por outra que acha mais interessante.
• Desafia ordens e recusa pedidos.
• Já possui conceitos de pouco e muito. Já e capaz de assimilar frases inteiras,
mas não consegue analisar as palavras.
• Tem muita energia, precisa extravasar suas energias por meio de brincadeiras
livres.
Nesta idade pode ter relacionamentos com coleguinhas tempestuosos e violentos,
com empurrões e tapas. Seus extremos emocionais podem ir desde a timidez num
momento e agressividade em outro.
Criança de 5 anos
• Gosta de fazer sempre as mesmas coisas, mas consegue adaptar-se facilmente
as rotinas.
• Consegue pensar antes de falar.
• É observadora e gosta de imitar os outros.
• Sente-se bem em fazer coisas da sua maneira.
• Adora contar histórias fantásticas e cheias de exagero.
• Coopera com seus coleguinhas.
• Tem medo de escuros, fantasmas, etc.
• Começa a distinguir o real do imaginário.
• Possui um grande senso de humor.
A independência fica cada vez maior nesta idade. Pais e educadores precisam usar
de franqueza nas repostas que a criança solicitar. Esta idade é ótima para
conhecer mais características individuais da criança, para poder guiar
perfeitamente sua personalidade e aumentar seu potencial. Também podem promover
o hábito da leitura e proporcionar continuamente experiências novas e concretas,
pois nesta idade a criança esta aberta a receber novos conhecimentos.
Criança aos 6 anos
• É egocêntrica
• Afirma sempre que sabe tudo, quer tudo e quer fazer tudo a sua maneira.
• Mostra-se dominadora, obstinada e por vezes agressiva.
• Quer sempre elogio e aprovação.
• Possui dificuldade para decidir, sempre tem dúvidas.
• Gosta de ter muitos brinquedos, mas não cuida deles.
• Gosta de estudar, mas apresenta altos e baixos.
• Suas descargas de energias podem ser via roer unhas (onicofagia), agitação,
etc.
• Gosta de ser o centro de atenções.
Nesta idade a criança precisa muito de atenção, dedicação e carinhos constantes.
Poderá sempre estar em crise, pois passa de uma adaptação pessoal e social.
É de suma importância uma relação recíproca entre a escola e a família. Nesta
idade já se começa a formar o caráter e, sobretudo, se define já para um
significado determinado.
Criança de 7 anos
• Já é mais consciente de si própria e está mais absorvida em si mesma.
• Ás vezes se mostra como se vivesse em outro mundo, fica desatenta e parece não
ouvir quem lhes dá ordens.
• Consegue distinguir o bem e o mal.
• Concretiza e interioriza mais sua estrutura espacial e temporal.
• Pensa mais antes de agir, pois é mais prudente, mostra-se menos medrosa.
• Tenta várias situações não chorar.
• Não aceita crítica.
• É menos agressiva.
• Não se opõe tanto ás ordens.
• Possui medo de coisas novas que lhe são mostradas, principalmente na escola.
• Passa a se interessar por dinheiro, muitas gostam de fazer economias.
• É boa ouvinte.
• Está aberta a novos conhecimentos.
• Necessita de orientações para executar uma simples tarefa.
Nesta idade precisa de amor e carinho constante, tem possibilidade de introduzir
o mundo no seu interior. Possui caráter já delineado, a personalidade quase
definida e a inteligência desperta. Começa a se ver e a conhecer a si própria
desta forma solidifica os alicerces para sua maturidade que começa a florescer.
Criança de 8 anos
• Tem muita vontade de ser adulta.
• Possui mais expressividade nos gestos.
• Deseja mais autonomia.
• É consciente de si mesma.
• Sabe distinguir diferenças entre as pessoas.
• Expõe o que pensa.
• Sente-se vítima em algumas situações e dramatiza.
• Gosta de delegar ordens.
• Sente-se influenciada pela família.
• Necessita encontrar equilíbrio tanto em situações familiares como escolares.
• Mostra-se companheira, é menos existente.
Nesta idade a criança tenta adaptar-se, seguindo regras. Predomina a vontade de
competir, de ganhar, de fazer-se notar. Pais e educadores precisam cultivar uma
atmosfera de confiança e estabilidade. A criança de 8 anos necessita de auxilio
nas relações pessoais. Consegue ter maior independência, mas precisa de reforços
constantes.
Criança de 9 anos
• Elabora facilmente ideias.
• Começa a usar a razão.
• É capaz de julgar coisas, como bem e malfeitas.
• Tem comportamento mais responsável.
• É bem ativa, tem muitos interesses.
• Preocupa-se em manter amizades.
• Seu mundo de imaginação é mais realista.
• Gosta de ter coisas especiais, como coleções.
• Possui senso de justiça.
• Necessita de ajuda em suas relações pessoais.
É mais responsável pelas suas ações ou, pelo menos, é capaz de progredir mais
rapidamente no sentido de responsabilidades. Convém ainda ajudá-la a organizar
seus momentos de folga e estimular o interesse pelos estudos.
Criança de 10 anos
• Sente-se parte integrante da família.
• Gosta de ter muitas amizades.
• Seu raciocínio lógico precisa ser desenvolvido.
• Necessita ter mais independência.
• Mostra-se alegre e de bem com a vida.
• Adere à simplicidade e ao companheirismo.
• Têm momentos breve cólera, consegue aliviá-los.
• Entende as próprias atitudes.
• Gosta de proteger especialmente, animais e crianças.
• Possui um excelente poder de assimilar, memorizar, identificar e reconhecer
coisas.
• Gosta mais de falar do que escutar.
• Sente pouca inclinação para as tarefas.
Nesta idade começa a manifestar sintomas de espírito crítico e de rebeldia. As
interpretações das normas são exatas. Suas ansiedades pelas questões sexuais
aumentam, consideravelmente. Precisam relacionar-se com os pais e educadores
harmoniosamente. Nesta idade a criança pode se sentir seduzida por gangues ou
participar de grupos de amigos.
Cada fase da criança requer cuidados especiais, pais e educadores precisam ficar
atentos ao desenvolvimento da afetividade e formação da personalidade. É
importante que a família e a escola tenham seus direitos e espaços respeitados.
A família é quem deve imprimir os primeiros valores, situando limites e
acompanhando a formação da criança. Já a escola tem o papel de informar e de
acompanhar o desenvolvimento biopsicossocial.
Há necessidade de sustentar uma sociedade, pois uma depende da outra, e a
totalização de atos conjuntos e agregados é que vai favorecer o educando.
Não existem fórmulas nem respostas prontas para os pais e educadores, lidarem
com seus filhos e educandos, mas é importante que vivam intensamente cada fase,
tendo perceptibilidade sobre as características normais de cada faixa etária e
analisando de maneira consciente o contexto familiar e o ambiente escolar,
procurando sempre estabelecer uma relação verdadeira.
CERIZARA B. Rousseau- A educação na Infância. São Paulo Scipione, 1990.
EDWARDS, Carolyn, GANDINI Laila & FORMAN George. As cem linguagens da criança.
Porto Alegre, Artmed,1999.
SAVASTANO, Helena. Seu filho de 0 a 12 anos. São Paulo. Ibrasa, 1982.
Publicado em 02/05/2014 08:51:00
Angela Cristina Munhoz Maluf – Ms. em Ciências da Educação,docente de graduação e pós-graduação,psicopedagoga, especialista em Educação Infantil e Especial, escritora, palestrante e consultora de projetos.
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