EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO
Márcia Ramos
Evolução da educação pelo uso das tecnologias da informação e comunicação
Resumo
A Educação a Distância (EAD) pode ser definida como um processo de ensino-aprendizagem, por meio do uso de tecnologias, nas quais tutores e alunos encontram-se separados pelo tempo e espaço.
A qualidade da Educação a Distância se estrutura na equipe de profissionais e na tecnologia utilizada, excelência pedagógica e tecnológica, fundamentais nessa modalidade educativa, considerando qualidade e seriedade.
O aluno de um curso a distância pode estudar em qualquer lugar, sem deslocamentos, e no horário que lhe for mais viável. O valor da mensalidade é mais acessível se comparado a um curso presencial sendo que pode usufruir de todo o acompanhamento e dos benefícios de cursos presenciais, garantindo qualidade de ensino.
Apesar de tutor e alunos não estarem juntos de maneira presencial (no mesmo local e ao mesmo tempo) podem estar conectados, interligados por meio de tecnologias, especialmente as telemáticas, como a Internet. Contudo, podem utilizar outros meios como o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o e-mail, o fax e outras tecnologias ou recorrer ao uso de material impresso.
Palavras chaves: Modalidade de Ensino. Educação a Distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Introdução
As ciências sociais sustentam a tese de que a evolução do indivíduo, intelectual e ética, tem como base sua educação por meio da escolarização.
Atualmente, por lei, todos os indivíduos têm direito assegurado de freqüentar uma escola, todavia verifica-se que nem todas as escolas estão prontas para atender às necessidades diferenciadas de todos os matriculados.
As sociedades, com o tempo, tornaram-se mais complexas, e as escolas não conseguiram, em grande parte dos casos, evoluir junto com toda essa complexidade. Com isso, muitos indivíduos ficam aquém de seus objetivos, por apresentarem dificuldades ou limitações, quaisquer que sejam, no seu processo de aprendizagem.
Essa situação dificulta sua participação no meio social, no exercício da cidadania, e assim não ocorre mudança na sua condição social.
Anos atrás, as pessoas que tivessem interesse em se aperfeiçoar nos estudos, precisavam muitas vezes, deslocar-se por distâncias longas até chegar a uma escola. Lá encontravam um professor, que ministrava conteúdos e transmitia seus conhecimentos aos alunos. Com o tempo, houve progresso nos paradigmas educacionais e hoje o sistema educacional ocorre em modalidades diferentes: a presencial, a semipresencial e a distância.
Modalidades de Ensino
A educação ocorre em modalidades distintas, porém nenhuma delas pode substituir a outra e não são concorrentes entre si, já que são modalidades do mesmo processo de ensino-aprendizagem. São elas:
A Modalidade Presencial é a tradicional. Alunos e professores estão no mesmo ambiente ao mesmo tempo (sala de aula), onde acontece o processo de ensino-aprendizagem.
A Modalidade Semipresencial é aquela em que existem atividades desenvolvidas e monitoradas a distância, como também as presenciais.
E por último, a Modalidade a Distância, que pode haver ou não encontros presenciais, mas, como diz o próprio nome, é um curso a distância, tutores e alunos separados espacial e temporalmente. Não é necessário estarem juntos (local e tempo) para que ocorra a aprendizagem. É mediado por diferentes tecnologias, e o aluno pode utilizar de materiais didáticos e ferramentas de comunicação, considerando sua disponibilidade e acompanhando o cronograma desenvolvido pelo tutor.
A metodologia da educação a distância está vinculada a três elementos considerados fundamentais: o aluno, o professor e a interatividade. A interatividade ocorre através dos meios que levam a comunicação e a aprendizagem. Os meios estão diretamente relacionados à Internet, em todas as suas dimensões, que favorecem integrar os conteúdos trabalhados, promovendo situações, estratégias, favorecendo a prática profissional.
A metodologia do curso ministrado a distância conta com o suporte do apoio pedagógico e tecnológico, intermediado pela ferramenta do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
É fato que as novas teorias educacionais têm contemplado ações que levem os alunos inseridos no processo educativo a uma visão crítica sobre os conteúdos desenvolvidos, como também, maior autonomia na forma de gerenciar conteúdos, aprender e utilizar os conhecimentos adquiridos.
As situações de aprendizagem criadas no decorrer dos estudos privilegiam a reflexão e propiciam ao educando construção do próprio conhecimento em detrimento à simples absorção de conteúdo. Estas têm se revelado uma eficiente proposta de aprendizagem.
O momento que o educando reserva para reflexão é muito importante na contextualização dos conceitos vistos nas disciplinas e formule, a partir deste, sua opinião sobre o assunto. Este instante é o alicerce das tarefas realizadas na EAD.
Assim, uma proposta pedagógica reflexiva tem cuidado especial com os conteúdos a serem estudados, de modo a ser mais flexível, contrariando a forma lógica e cronológica, a partir das situações reais apresentadas, a qual motivará e conduzirá o aluno a reflexão e a análise. Este processo propicia exercitar o pensamento crítico, não a pura aquisição de novos conhecimentos prontos e limitados, favorecendo e facilitando a aprendizagem.
Esta abordagem da aprendizagem é um dos benefícios da EAD, possibilita que os conteúdos discorram respeitando o ritmo pessoal, suas individualidades e diferenças, considerando que fazem parte de um processo flexível e que sua bagagem, suas experiências anteriores e história de vida são relevantes para o mesmo.
Entre outros aspectos, a EAD oferece vantagens aos discentes:
• Promoção da autonomia de aprendizagem, elaboração inserção e gerenciamento de trabalho intelectual, com liberdade;
• A flexibilidade, a qual possibilita opções de estudo, local e horário a escolher pelo participante. Também prevê maior adaptação ao ritmo de aprendizagem do aluno;
• Atende aos interesses e necessidades específicas do aluno;
• Acesso aos cursos a distância permite atender pessoas nas mais extremas localidades, evitando deslocamentos e gastos;
• Desenvolvimento de competências e habilidades;
• Incentivo à pesquisa e aprofundamento nos estudos;
• Trocas de informações e de aprendizados entre os participantes e os profissionais da área são favoráveis a ampliação da construção do conhecimento coletivo;
• Esta modalidade educacional oferece a aprendizagem individual e coletiva com o auxílio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, mediada por recursos didáticos específicos,
• Melhora as habilidades no manuseio de diversas tecnologias de informação e de comunicação.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é o local virtual, por meio da conexão à rede mundial de computadores (Internet), no qual os participantes vão interagir com os demais alunos, tutores e coordenadores. Trata-se de uma ferramenta centralizadora do conhecimento pela qual o tutor irá disponibilizar conteúdos segundo um cronograma e planejamento pedagógico. Os estudantes irão receber e postar tarefas e contribuições por meio de processos de comunicação síncrona e assíncrona.
Assim, cabe ao tutor orientar sua turma de como agir e alcançar o máximo proveito, ora dialogando e participando das discussões, ora sanando dúvidas. O ambiente de comunicação facilitará a compreensão, reflexão e assimilação dos conteúdos estudados, sendo que nele, tutores e alunos, poderão interagir constantemente.
A comunicação Síncrona ocorre mediante a participação em tempo real, todos conectados ao mesmo tempo, interagindo, e sendo mediada pelo uso da tecnologia. Podendo ser através de chat, videoconferência.
A comunicação Assíncrona não precisa que todos os envolvidos no processo estejam presentes simultaneamente para ocorrer uma interação. Podem se comunicar sem as limitações do tempo e a distância geográfica, como no e-mail, fórum, portfólio, mural de mensagens, agenda.
O Fórum de Discussão, também conhecido simplesmente como Fórum, é uma excelente ferramenta que favorece a reflexão de um determinado assunto tratado em grupo. Envia-se à sala de aula virtual uma mensagem relevante para o tema debatido pelo grupo, o texto remetido é compartilhado com colegas que refletirão e responderão com idéias, experiências, opiniões, incertezas e conhecimentos. Contudo, é recomendável que não se publique informações ou dados estritamente reservados ou assuntos que fujam ao escopo do assunto estudado. Geralmente, dependendo do tipo de AVA utilizado, há também a possibilidade de anexar arquivos. Trata-se de uma forma de comunicação assíncrona.
Outra ferramenta muito usada é o Bate-Papo ou Chat. É uma ferramenta de comunicação síncrona muito rica por possibilitar que pessoas distantes geograficamente possam conversar, podendo ser agendados – hora e data, utilizando para isso do computador e a Internet como mediadores. Neste ambiente você também esclarece suas dúvidas com tutores, ou colegas.
Na Agenda ou Cronograma de Curso você encontra importantes informações relacionadas ao curso e às disciplinas.
O material de apoio ou didático também se constitui de uma ferramenta imprescindível, a qual deverá ser acessada para a realização do download das apostilas, conteúdos e textos complementares. Neste contexto, a Biblioteca Virtual também se constitui numa importante ferramenta devido à facilidade de reunir livros e referências bibliográficas encontradas.
Além disso, deve-se cultivar a educação entre os alunos para que o convívio seja o mais produtivo e agradável possível. No ambiente virtual de aprendizagem a educação é conhecida pelo nome “netiqueta” – conjunto de regras e orientações para uma adequada utilização da WEB, baseando-se no bom senso, ou seja, normas de etiqueta aplicadas ao mundo virtual. Esta deve ser utilizada em todas as ferramentas disponibilizadas nos cursos e na Internet.
Fazendo o uso das ferramentas de comunicação disponibilizadas no ambiente virtual, o aluno terá um tutor, responsável para sanar dúvidas de conteúdos ou atividades estudadas.
Estudar a Distância
O aluno é o agente de sua aprendizagem. Todavia, ele não estará sozinho, fará parte de um grupo colaborativo/cooperativo que visa à construção do conhecimento.
A Educação a distância exige uma nova maneira de estudar, algumas orientações e cuidados devem ser tomados para obter sucesso na aprendizagem, como:
– Disciplinar seus estudos, direcionando e planejando os conteúdos, cumprindo o cronograma do curso a fim de evitar acúmulo de textos a serem lidos ou de atividades programadas;
– Fazer uso de todos os recursos e sistemas telemáticos oferecidos no curso de maneira efetiva e proveitosa;
– Interagir no Ambiente Virtual com tutores e colegas, através de fóruns, mensagens, participando ativamente dos eventos, ficando atualizado não apenas com conteúdos, como também das discussões em grupo;
– Necessidade de dedicar-se nas disciplinas, o processo de aprendizagem vai transcorrer de maneira mais tranqüila.
Estudar a distância é um grande desafio. Só a dedicação e o empenho em cumprir as tarefas e em interagir de maneira colaborativa levarão o estudante ao crescimento pessoal e profissional, sendo que o sucesso dependerá do esforço individual e coletivo.
“Ninguém fica para trás no campo de batalha.”
Recomenda-se para tanto, acompanhar de forma assídua o desenvolvimento do curso, participando e interagindo de maneira efetiva com tutores e colegas de turma, dedicando-se a aprendizagem. Com essa postura, ficará atento e atualizado com os conteúdos estudados e com o desenrolar do fórum, favorecendo o alargamento de idéias que surgem das discussões e debates estimulados através das interações.
Considerações Finais
Na modalidade a distância verifica-se que o êxito da aprendizagem dependerá em boa parte do desempenho do aluno, do envolvimento direto com sua aprendizagem, do empenho em cumprir as atividades propostas e das interações efetivas com seus colegas de turma e tutores, colaborando e cooperando ativamente das discussões promovidas no ambiente virtual de aprendizagem.
Na sala de aula virtual, o aluno é o principal agente da sua própria aprendizagem, ou seja, da construção do conhecimento. A autonomia nos estudos é uma característica marcante da EAD. Realizar atividades e interatividades, trocar conhecimentos, experiências, idéias e sanar dúvidas fazem parte do processo de aprendizagem.
Referências Bibliográficas
AUSUBEL D.; J.D NOVAK, e H.HAMSEN. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
AZEVEDO, Wilson. Novo professor e novo aluno. Disponível em: www.escolanet.com.br/sala_leitura/novprof_novaluno.html. Último acesso em: 20/07/2010.
BRUNER, J.S. Uma Nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Ed. Bloch, 1976.
CAVALCANTI, Carolina. A interatividade em ambientes Web: dando um toque humano a cursos pela internet. Disponível em: http://www.unisa.br/unisadigital/int_amb_web.pdf. Último acesso em: 14/05/2010.
FLEMMING, Diva Marília, LUZ, Elisa Flemming & LUZ, Renato André. Monitorias e tutorias: um trabalho cooperativo na educação a distância. Disponível em: www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=4abed&infoid=142&sid=114%20. Último Acesso em: 03/04/2010.
GOMEZ, Margarita Victoria. Avaliação formativa e continuada da educação baseada na internet.
Disponível em: www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/margarita_vitoria_gomez.htm
Último acesso em: 14/07/2010.
JAEGER, Fernanda Pires & ACCORSSI, Aline. Tutoria em educação a distância. Disponível em: www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=4abed&infoid=119&sid=121. Último acesso em: 12/03/2010.
PRADO, Maria Elisabete. Educação a Distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas. Disponível em:
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/tetxt3.htm. Último acesso em: 20/07/2010.
QUEIROZ, Vera C. Avaliando a EAD.
Disponível em www.buscalegis.ufsc.br/arquivos/PTUOR.pdf
Último acesso em: 20/07/2010.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa . Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
UNIVERSIA BRASIL. Internet traz curso grátis para quem quer um lugar no mercado de trabalho. Publicado em 15/09/2004. Disponível em: www.universia.com.br/html/materia/materia_fbij.html
Último acesso em: 20/07/2010.
Publicado em 23/11/2010 10:40:00
Márcia Ramos – Psicopedagoga e Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de
Araras
Clique aqui:
Normas para
Publicação de Artigos