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AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O RIO CALABOUÇO COMO LOCUS DE APRENDIZAGEM

Márcio Balbino Cavalcante

INTRODUÇÃO
A escola como espaço de produção do conhecimento sistematizado, tem a tarefa de ensinar os alunos a compartilharem o saber através de um espírito crítico, construindo conhecimentos, valores e habilidades, importantes para o convívio social, cultural e cientifico.

Na atualidade, um dos grandes desafios da escola é a inclusão das temáticas ambientais no currículo escolar através da educação ambiental, para alcançar tais objetivos, é preciso o uso dos recursos tecnológicos como formar de subsidiar e divulgar os resultados das pesquisas para a sociedade pela internet, utilizando os recursos do Linux Educacional.
Acreditamos que somente quando o cidadão se incluir e perceber seu espaço vivido na tão debatida questão ambiental é que começará a agir mais adequadamente. Neste caso, a escola tem grande contribuição a dar na construção da consciência ambiental, preparando futuros cidadãos a perceber seu espaço e atuar sobre ele de forma mais consciente. Além disso, a criança e o jovem que estão na escola funcionam como agentes multiplicadores de atitudes, por assim dizer, ecologicamente correta. A escola deve funcionar como “laboratório” onde se pode sempre experimentar. A Educação Ambiental é necessária para alcançar tal objetivo.  
Nesse sentido, considerando cada elemento natural isolado na biosfera, podemos dizer que a água doce é o mais importante recurso da humanidade, constituindo um fator limitante da vida. Em todas as partes do planeta, o que limita a expansão do povoamento e da agricultura de muitas regiões é a insuficiência de água. Podemos dizer que 70% da superfície terrestre é coberta de água, mas 96% dessa água é salgada. A maior parte da água doce do planeta está presa nas calotas polares e geleiras ou armazenada debaixo da superfície terrestre. Só 0,26% estão disponíveis em rios, lagos e córregos (MARIANO NETO, 2003, p. 60).

Diante deste cenário, a problemática do uso e da gestão eficiente dos recursos hídricos na atualidade encontra-se comprometido pelo estágio atual da nossa sociedade: urbanização e industrialização crescente, desmatamento, erosão das matas ciliares, poluição e contaminação dos recursos naturais.
A água é essencial para a agricultura, atividade responsável por 70 a 80% do consumo mundial desse recurso (SIRVINSKAS, 2005, p. 152).  
Partindo desta problematização e conhecimentos a cerca da importância social e ambiental dos recursos hídricos e da situação na atualidade, justifica-se esse projeto pedagógico, como forma de trazer à comunidade escolar e a população em geral, a oportunidade de discutir, analisar e refletir sobre a situação ambiental do Rio Calabouço, um dos principais afluentes do Rio Curimataú, no município de Passa e Fica – RN.

OBJETIVO GERAL
O presente Projeto Pedagógico tem objetivo despertar na comunidade escolar e na população local do município de Passa e Fica – RN, a necessidade da conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, em especial, o Rio Calabouço, um dos principais afluentes do Rio Curimataú, bem como a problemática de sua má utilização, através de pesquisa e publicação dos resultados na internet, através da criação do blog agu@.com, utilizando os recursos do Linux Educacional.

ABRANGÊNCIA INTERDISCIPLINAR
O projeto pedagógico é uma estratégia de trabalho em equipe que favorece articulação entre as diferentes áreas do conhecimento, na solução de um dado problema. Portanto, pela magnitude da temática em foco, procura-se articular as diferentes disciplinas do currículo escolar em torno das seguintes atividades propostas:

  • Língua Portuguesa: escrita, leitura, interpretação e produção de textos dissertativos acerca do tema em estudo, utilizando o editor de texto (BrOffice.org Writer), como também o uso dos fóruns e listas de discussão na internet;
  • Matemática: Levantamento de dados estatísticos referente a situação atual da água no âmbito mundial, nacional e local, etc; bem como sobre o uso, desperdício e a necessidade do racionamento da água; utilizando a planilha eletrônica (BrOffice.org Calc);
  • Geografia: Estudo e reconhecimento da situação ambiental da bacia hidrográfica; enfocando questões referentes à poluição/contaminação, assoreamento das margens, uso dos recursos hídricos (agricultura; pesca; lazer; extração mineral; uso humano); utilizando (apresentação eletrônica com o BrOffice.org Impress);
  • História/Cultura: Estudo histórico sobre a importância do rio para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural do município;
  • Artes: Confecção de cartazes, folder´s; peças teatrais, jogral, paródias e apresentações eletrônicas com o (BrOffice.org Impress) sobre o tema em estudo e criação de blog;
  • Ciências: Levantamento da importância da água para os seres vivos, para o ser humano e para o meio ambiente, através do uso da planilha eletrônica (BrOffice.org Calc);

ATIVIDADES METODOLÓGICAS
Para a concretização deste projeto serão desenvolvidas as seguintes etapas: Pesquisa bibliográfica e cartográfica; pesquisa na Internet, pesquisa de campo, através de excursão fazer um levantamento de rios, riachos, açudes, lagoas, barreiros, barragens do município; Coleta de dados sobre os aspectos físicos, econômicos e socioculturais da comunidade; discussão em sala de aula dos dados, coletados e exposição e publicação dos resultados na internet, através de blogs, revistas eletrônicas, sites, slideshares, etc.

RECURSOS TECNOLÓGICOS

  • Uso dos recursos do Linux Educacional 2.0
    BrOffice.org Writer; BrOffice.org Calc, BrOffice.org Impress, entre outros;
     Portal de conteúdos educacionais do MEC (WebEduc).
  • Microcomputadores
  • Impressora
  • Aparelho de projeção – Data-show
  • Vídeo e DVD;
  • Sistema de som;

BIBLIOGRAFIA:
BRASIL/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente/Saúde. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL/SEF. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394 de 20/12/1996). Brasília: MEC/SEF, 1996. 
CAVALCANTE, Márcio Balbino. Ecoturismo em áreas protegidas: um olhar sobre o Parque Estadual da Pedra da Boca. Monografia de Conclusão de Curso Geografia. CH/UEPB, 2005.
CHIAVENATO, Júlio José. O massacre da natureza. São Paulo: Moderna, 1998. (Coleção Polêmica)
COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações para Elaboração de Projetos em Educação ambiental. In: Educação Ambiental: desenvolvimento de Cursos e Projetos. São Paulo: USP, 2002.
DIAS, G. F. Educação Ambiental. Princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.  (Coleção Leitura)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL: CADERNO DE ESTUDO E PRÁTICA. Brasília: ME/Secretaria de Educação à Distância, 2008.
MARIANO NETO, Belarmino. Geografia: textos, contextos e pretextos para o planejamento ambiental. Guarabira: Gráfica São Paulo, 2003.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1.994.
REVISTA NOVA ESCOLA. 5 experiências de sucesso na Educação Ambiental. Nº 202, maio de 2007.
REVISTA MUNDO JOVEM (Várias edições).
SCARLATO, Francisco Capuano; PONTIN, Joel Arnaldo. Do Nicho ao Lixo. Ambiente, Sociedade e Educação. São Paulo: Atual, 1992.
SIRVINKAS, Luís Paulo. Manual de Direito Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2005.

Publicado em 26/01/2009 17:02:00


Márcio Balbino Cavalcante – Professor e Consultor na área de Educação e de Meio Ambiente. É graduado em
Geografia – UEPB; Pós-graduado  em Ciências Ambientais – FIP/PB;
Coordenador de Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação do
município de Passa e Fica – RN. Professor de Geografia e Ciências na Escola
Estadual Sen. João Câmara, Passa e Fica – RN.

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