RESENHA: VAMOS PRATICAR YOGA
Zélia de Camargo Penteado Mendes
Livro: Vamos Praticar Yoga
Autora: Maria Ester Azevedo Massola
Editora: Phorte
Participei recentemente do lançamento do livro citado e como psicopedagoga pude observar a postura das crianças envolvidas no evento e estimuladas como co-autoras da obra, autografando , participando, vibrando, sem no entanto tumultuar como seria normal para crianças da idade.
Após a leitura, entendi o porquê e analisei as atitudes e posturas trabalhadas, relacionando-as com a psicopedagogia e com a maneira de desenvolver as habilidades e competências tão sonhadas pelas famílias atuais e num mundo de grande competitividade.
É tão simples…
Basta resgatar valores já esquecidos e que devem ser trabalhados a exaustão, pois educar é repetir sempre até que o novo padrão seja incorporado e vivenciado.
O objetivo do lançamento desta obra, foi totalmente atingido, por tratar-se de obra didática a pais, professores e crianças no conhecimento e uso da prática da Yoga.
A autora, através de seu trabalho, obtém o desenvolvimento de valores que deveriam estar intrínsecos na vida de cada núcleo familiar, mas, pelo estudo e observação da educação atual e das famílias, muitos já foram esquecidos e delegados a outras instituições.
Com a Yoga, a criança desenvolve sua capacidade de concentração, importante para que as habilidades de escuta, discernimento, relação e aplicação de conceitos pedagógicos façam dela um estudante atencioso, observador, crítico e caprichoso. Com a disciplina, desenvolverá a competência e perseverança para respeitar o seu momento de falar, o momento de escutar, o momento de relacionar, memorizar, refletir e executar.
Será também uma criança capaz de dividir o seu tempo entre o brincar e o estudar, racionalizando o seu trabalho podendo usufruir o positivo e o belo que a vida lhes oferece. Terá vontade e prazer de aprender a aprender e de aplicar os novos conceitos nas atividades diárias.
A aprendizagem passa pelo corpo, pelos sentidos, pelo querer pelo desejar.
Para aprender uma criança deve ter noção exata de seu corpo, de suas partes, funções , movimentos e lateralidade.
Podemos compará-la a uma digestão pois, cada novo conceito deve ser apreciado, digerido, sedimentado e finalmente incorporado ao sistema.
Com o conhecimento do corpo, através de respiração, postura, movimentos articulados e controlados, o entendimento do EU do entorno, e o seu envolvimento total , facilitará a distribuição de tarefas, dos horários e aproveitamento de tempo diário, que é um grande desafio para crianças e adolescentes.
O cuidado com o corpo, a alimentação fortalecerá o espírito e lhes dará controle emocional e equilíbrio tão importantes e que deverão ser presentes na vida adulta.
A paciência, transformará sua postura atitudinal complementando todos os itens já citados anteriormente para a formação desenvolvimento total, real , consciente e perfeito de um indivíduo.
Como são posturas que serão incorporadas na sua formação humana, teremos um ser adulto completo apto para exercer sua função junto a sociedade a que pertencerá futuramente.
Com as histórias, conversas, trocas de conhecimento, desenvolve-se o vínculo, importante para que os conceitos de ética e moral, sejam paulatinamente incorporados e naturalmente utilizados, valores básicos e esquecidos para as crianças em formação .
Valores como amor ao próximo, respeito, caridade, preocupação com aqueles que por um motivo ou outro são os menos favorecidos, serão naturalmente trabalhados e incorporados .
Somos união de mente e espírito, a preocupação com o cuidado do corpo, através da alimentação, esclarecerá e formará atitudes saudáveis.
Para a religião católica, o corpo é o templo onde Ele nos visitará, através da comunhão e para isso deve estar em condições de recebê-Lo.
Para a ciência, o corpo que é querido e amado pelo seu proprietário só poderá trazer boas obras e ações, pois antes de amar o próximo devemos nos amar e nos cuidar.
Enfim, um projeto inovador para as escolas, que deveria ser estudado e repensado como grade curricular, que contribuirá para a formação de uma geração preocupada com o Ser e não Ter, com a Saúde mental e Física e com o Equilíbrio, Postura, para que na idade adulta possa se relacionar e viver com mais tranqüilidade e paz em seu espaço e sociedade. Para que tenha sabedoria e resolva seus problemas .
Será que não é este o caminho para resgatarmos e diminuirmos a violência, melhorarmos as relações interpessoais entre os seres humanos?
Publicado em 21/10/2008 10:15:00
Zélia de Camargo Penteado Mendes – Psicopedagoga Clínica
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