1531 Educacao Fisica No Ensino Fundamental

É evidente que hoje em dia, os professores de Educação Física procuram melhorar seus conhecimentos teóricos dentre várias metodologias, a fim de, dar qualidade para as suas aulas e estabelecer objetivos referente às faixas etárias.

Resumo

É evidente que hoje em dia, os professores de Educação Física procuram melhorar seus conhecimentos teóricos dentre várias metodologias, a fim de, dar qualidade para as suas aulas e estabelecer objetivos referente às faixas etárias. No entanto as preocupações e questões pedagógicas, são fatores que mais interferem na relação teoria e prática e também necessitam ser estudadas para que se possa deixar registrado e iluminar o caminho, para assim, sugerir alternativas sobre o que ocorre na carreira profissional dos docentes. Portanto, o objetivo geral deste estudo visa elucidar as abordagens pedagógicas da Educação Física, com o intuito de, subsidiar o conhecimento teórico de professores e futuros professores de Educação Física no trato de suas aulas. Como questões, foi abordada as abordagens pedagógicas preditivas e não-preditivas. O fator conhecer a teoria que se está aplicando na prática, é essencial para o conhecimento do professor de Educação Física, nada mais básico do que saber falar sobre o que se está atuando em seu ofício, no entanto, propomos neste estudo, breves informações quanto às metodologias existentes para a Educação Física escolar.

Palavras-chave: Educação Física. Metodologia. Ensino.

Abstract: It is clear that nowadays, the physical education teachers seeking to improve their theoretical knowledge of several methodologies in order to give quality to their classes and set goals by age groups. However pedagogical concerns and issues, are more factors that influence the theory and practice relationship and also need to be studied so that they can go on record and illuminate the path, thus, suggest alternatives about what happens in the professional careers of teachers. Therefore, the objective of this study is to elucidate the pedagogical approaches in Physical Education, in order to subsidize the theoretical knowledge of teachers and future teachers of physical education in dealing with their classes. As questions were addressed predictive and non-predictive pedagogical approaches. The factor to know the theory being applied in practice, is essential for understanding the physical education teacher, nothing more basic than to speak about what is working in his office, however, we propose in this study, brief information about existing methodologies for Physical Education.

Keywords: Physical Education. Methodology. Teaching.

Introdução

Iniciamos comentando um exemplo que acontece por várias vezes nas escolas, ou sejam, propostas pedagógicas que fogem ao conteúdo teórico escrito por estudiosos da área, por exemplo, ao chegarmos a uma escola, avistamos os alunos de ensino fundamental jogando futebol, à primeira vista, tudo normal, a não ser pela ausência do professor da turma. O que nos remeteríamos? Supostamente queríamos acreditar que o professor teve motivos reais para se ausentar por alguns minutos, e não, que esse seja o “professor da bola”, que larga a bola nas mãos dos alunos para os mesmo decidirem o que, quando e quem deve jogar.

“Desta forma, as metodologias devem ser consideradas na sua dinâmica e estarem mais centradas no estudo dos métodos de que na transmissão de “receitas didáticas” fixadas como definitivas” (SHIGUNOV; SHIGUNOV NETO, 2001, p. 63).

Entretanto, há várias pesquisas que seu objeto de estudo busca analisar a maneira que o professor chega a sua metodologia de aula, como ele constrói esse conhecimento para ser aplicado em suas aulas.

A prática pedagógica do profissional de Educação Física tem sido foco de inúmeras investigações que procuram esclarecer como o professor constrói sua prática desde os primeiros contatos com a escola, quais as preocupações que norteiam a usa intenção, bem como os constrangimentos enfrentados na realidade escolar (SHIGUNOV; SHIGUNOV NETO, 2001, p. 19).

É evidente que hoje em dia, os professores de Educação Física procuram melhorar seus conhecimentos teóricos dentre várias metodologias, a fim de, dar qualidade para as suas aulas e estabelecer objetivos referente às faixas etárias. Sendo assim, para Shigunov e Shigunov Neto (2001), as preocupações e questões pedagógicas, são fatores que mais interferem na relação teoria e prática e também necessitam ser estudadas para que se possa deixar registrado e iluminar o caminho, para assim, sugerir alternativas sobre o que ocorre na carreira profissional dos docentes.

Portanto, o objetivo geral deste estudo visa elucidar as abordagens pedagógicas da Educação Física, com o intuito de, subsidiar o conhecimento teórico de professores e futuros professores de Educação Física no trato de suas aulas. Para os objetivos específico, elencamos: a) citar as Abordagens Pedagógicas Preditivas, e b) citar as Abordagens Pedagógicas Não-Preditivas.

Procedimentos metodológicos

Ao iniciarmos uma pesquisa, estamos em busca de um conhecimento científico que possa ser interpretado e estudado. Portanto, é preciso definir técnicas e os meios que possibilitem o acesso às informações (FALKENBACH; DREXSLER; WERLE, 2007). Para tanto, este estudo caracteriza-se como exploratório, onde Triviños (1987), nós lembra que este estudo permite ao pesquisador aumentar sua experiência em torno de determinado problema e tema, além de aprofundar seu estudo nos limites de uma determinada realidade, buscando antecedentes.

Entretanto, será utilizado o apoio da pesquisa bibliográfica, que diz respeito ao conjunto de conhecimentos humanos reunidos nas obras e tem por base fundamental conduzir o leitor a determinado assunto, tema, produção, coleção, armazenamento, reprodução, utilização e comunicação das informações coletadas para o desempenho da pesquisa (FACHIN, 2001).

Procura-se adquirir conhecimentos sobre um objeto de pesquisa a partir da busca de informações advindas de material gráfico, sonoro e informatizado. Análise e leitura dos materiais de grande valia e eficácia ao pesquisador que permitiram obter conhecimentos já catalogados em bibliotecas, editoras, internet, videotecas, etc. (BARROS; LEHFELD, 2005).

As abordagens em educação física

A Educação Física brasileira foi trabalhada ao longo dos anos em nossas escolas de várias formas seguindo modelos trazidos de outros países, especificamente do continente europeu, como Suécia, tendências passam a buscar um olhar crítico e um objeto de estudo na Educação Física no intuito de compreender o ser humano em sua totalidade. Na realidade o que existiu nas décadas de 80 e 90 foi uma efervescência da teoria da Educação Física, em que várias correntes de pensamento estruturaram suas bases teóricas a partir de um viés epistemológico (XAVIER NETO; ASSUNÇÃO, 2005, p. 12).        

Dentro deste contexto surgem várias propostas no que se refere à Educação Física escolar, pois elas vêm ampliar o debate da Educação Física no que diz respeito a seus conteúdos, objetivos, prática pedagógica, etc. Desta forma, estas teorias serão analisadas a partir de um modelo de sociedade que irão defender, definindo os objetivos da Educação Física no processo de formação dos indivíduos (XAVIER NETO; ASSUNÇÃO, 2005).

As abordagens foram classificadas a partir de duas características: Preditivas (concebem uma nova concepção de Educação Física, definem princípios norteadores de uma nova proposta) e Não-preditivas (abordam a Educação Física, sem estabelecerem parâmetros, princípios norteadores e metodologias para o seu ensino) (SHIGONOV, SHIGUNOV NETO, 2001; XAVIER NETO; ASSUNÇÃO, 2005).

Abordagens Preditivas segundo Shigunov e Shigunov Neto (2001):

Abordagem Concepção de Aulas Abertas: Considera a possibilidade de co-decisão no planejamento, objetivos, conteúdos e formar de transmissão e comunicação no ensino. O ponto forte desta concepção de aula está na compreensão dos professores e alunos sobre o sentido que ela tem e, ao mesmo tempo, sobre os objetivos, conteúdos e métodos.

Abordagem Atividade Física para Promoção de Saúde: Busca-se a conscientização, sobretudo, da população escolar para as pesquisas que mostram os benefícios da atividade física.

Abordagem Construtivista-Interacionista: A intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, respeitar o universo cultural do aluno, explorando as diversas possibilidades educativas de atividades lúdicas espontâneas, propondo tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras, com vistas à construção do conhecimento. Nesta proposta, o jogo é privilegiado como sendo um instrumento pedagógico, ou seja, o principal modo/meio de ensinar.

Abordagem Crítico-Emancipatória e Didática Comunicativa: Está centrada no ensino dos esportes que foi concebida para a Educação Física Escolar. Busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica e de tornar o ensino escolar uma educação de crianças e jovens para a competência crítica e emancipada.

Abordagem Crítico-Superadora: Embasa-se no discurso da justiça social no contexto da sua prática. Busca levantar questões de poder, interesse e contestação, faz uma leitura dos dados da realidade é luz da crítica social dos conteúdos. Busca entender com profundidade o ensinar, que não significa apenas transferir ou repetir conhecimentos, mas criar as possibilidades de sua produção crítica, sobre a assimilação destes conhecimentos, valorizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico.

Abordagem Desenvolvimentista: Tem como meio e fim principal da Educação Física o movimento. Orienta-se especialmente a crianças de quatro a quatorze anos, e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física Escolar. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social.

Abordagem Educação Física Plural: Encara o movimento humano enquanto técnica corporal construída culturalmente e definida pelas características de determinado grupo social; considera todo gesto sendo uma técnica corporal por ser uma técnica cultural. Esta abordagem trabalha para que as diferenças entre os alunos sejam percebidas, seus movimentos, expressões frutos de sua história de corpo, valorizando-os independentemente do modelo considerado “certo” ou “errado”.

Abordagens Não-Preditivas segundo Shigunov e Shigunov Neto (2001):

Abordagem Humanista: Fundamenta-se nos princípios filosóficos em torno do ser humano: identidade e valor, por exemplo, um crescimento voltado para crescer de dentro para fora. Na concepção humanista, o professor integra-se efetivamente ao ambiente escolar em que atua, de modo a se constituir em um agente educador.

Abordagem Psicomotricista: Utiliza-se da atividade lúdica como impulsionadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Esta abordagem trata das aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais.

Abordagem Sistêmica: Reside no entendimento de que é um sistema que sofre e interage, influenciando a sociedade. Alicerça-se nos princípios da não exclusão e da diversidade de atividades, propondo à Educação Física a valorização de uma maior diversidade de vivências esportivas, atividades rítmicas e de expressão.

Abordagem Tecnicista: A abordagem Tecnicista está centrada na vivência e desenvolvimento de modalidades esportivas voltadas para a Educação Física nas escolas e nos demais âmbitos em que os esportes estão inseridos e sistematizados. Prioriza os padrões técnicos da aprendizagem dos movimentos e gestos dos esportes nas aulas de Educação Física, objetiva a valorização das qualidades físicas, intelectuais e morais positivas, possibilitando a formação do homem de mentalidade sadia e justa.

Conclusão

         Dentre a transformação tecnológica e o aprofundamento em conhecimentos teórico/acadêmicos (desde a universidade) e teórico/práticos (no seu ofício diário), os professores que utilizam da Educação Física escolar, necessitam de um embasamento teórico sobre o que irão discursar durante suas aulas com os alunos; ao propor uma metodologia; ou até mesmo, ao dialogar com o pai ou responsável que está a questionar sobre o que o seu filho estará a aprender durante as aulas de Educação Física escolar.

Dentre essas e outras questões, o professor necessita ter o entendimento dentre as metodologias para incorporar em sua metodologia de ensino, para assim, com conteúdo explicar ao pai qual a finalidade da Educação Física está desenvolvendo com seus alunos.

         O fator conhecer a teoria que se está aplicando na prática, é essencial para o conhecimento do professor de Educação Física, nada mais básico do que saber falar sobre o que se está atuando em seu ofício, no entanto, propomos neste estudo, breves informações quanto às metodologias existentes para a Educação Física escolar. Pois, acreditamos que por meio da teoria, podemos construir nossa prática mais fundamentada e entrelaçada, formando uma práxis com elementos ricos. Por fim, desejamos que os professores ao obterem o conhecimento sobre suas propostas em aula, possam melhorar aprendizado de seus alunos, por meio de uma prática alicerçada na teoria.       

 

Referências

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto e pesquisa: propostas metodológicas. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

FALKENBACH, Atos Prinz; DREXSLER, Greice; WERLE, Verônica. A relação mãe/criança com necessidades especiais. Lajeado: Univates, 2007.

XAVIER NETO, Lauro Pires; ASSUNÇÃO, Jeane Rodella. Educação Física (saiba mais). Rio de Janeiro: Âmbito Cultural Edições Ltda, 2005.

SHIGUNOV, Viktor; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A formação profissional e a prática pedagógica: ênfase nos professores de Educação Física. Londrina: Editora Midiograf, 2001.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

 

Autor

Cleber Mena Leão Junior. Mestrando em Ensino (UNESPAR). Pós-Graduando (lato sensu) em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino (UTFPR). Especialista em Educação Física Escolar (PUCPR). Graduado em Educação Física Licenciatura Plena (PUCRS). E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.