Psychological adaptation to the environment of the intensive care unit used by patients: a systematic review

Objetivo: verificar artigos existentes que investiguem os recursos psicológicos utilizados pelos pacientes no processo de recuperação em unidade de terapia intensiva (uti), observando a ênfase nas estratégias de enfrentamento e apoio social.

O desenho infantil é uma das principais esferas no desenvolvimento da aprendizagem, oportunizando a criança a expressar seus sentimentos e representar o mundo que a cerca. Contribui tanto na construção da linguagem como na construção do pensamento. Através dela que a criança comunica a leitura de imagens e constrói na sua consciência. 

A presente experiência foi realizada na Unidade de Saúde da família do Rangel II no município de João Pessoa - Paraíba no período de Setembro à Dezembro de 2015.

A neurociência cognitiva tem trazido importantes contribuições para área educacional, à relação dessas pesquisas com as teorias de Jean Piaget somam à pedagogia uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento cognitivo humano.

O trabalho direciona-se a refletir sobre o Projeto Terapêutico Singular como ferramenta no processo de cuidado em Saúde Mental, de fortalecimento e consolidação da Reforma Psiquiátrica brasileira.

O estudo na área de Psicopedagogia envolve crescimento e flexibilidade, pois esta entende que a aprendizagem é diferenciada em cada ser humano, sendo um campo complexo e interdisciplinar.

Jogos e materiais manipuláveis no ensino de Matemática

 Alunos surdos precisam de uma pedagogia sensorial e visual e, para isso, jogos e materiais manipuláveis são ferramentas importantes.

Este relato refere-se à observação geral feita em uma sala de aula do ensino particular, sobre a atividade exercida por professores bem como sua comparação com as teorias de aprendizagem

A educação é a base de uma sociedade e da construção do indivíduo, tendo como pilares centrais a família e a escola.

Nos dias de hoje, a saúde mental brasileira recomenda a inclusão do portador de transtorno mental na sociedade tirando-o do âmbito hospitalar e inserindo-o no contexto sociofamiliar

O cenário atual no que tangeas práticas da educação requer múltiplas reflexões a serem feitas, visando aprimorar as habilidades dos profissionais que estão diretamente envolvidos no processo de ensino, bem como favorecer a absorção dos conhecimentos no processo de aprendizagem por parte dos educandos.