Gravidez na adolescência

No Brasil é a única faixa etária a apresentar taxa de natalidade crescente, principalmente em menores de 15 anos, enquanto todas as outras diminuem.|

A gravidez na adolescência não constitui fenômeno recente na história da humanidade, porém sempre tem sabor de novidade. Na antiguidade, contratos de casamento eram lavrados quando a menina encontrava-se entre 13 e 14 anos, e, segundo registros históricos, provavelment

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Moralidade infantil

Algumas situações práticas envolvendo a moralidade infantil|

Como se dá, na prática, a construção da moralidade infantil? Em trabalho anterior, com Horn (Fortuna e Horn, 1997), refletimos sobre o desenvolvimento moral dos alunos na Escola Infantil. Na ocasião, conceituamos moralidade e esclarecemos as relações que mantêm com o desenvolvimento intelectual, apontando caminhos para a intervenção educativa.

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Um diálogo psicopedagógico com parâmetros curriculares nacionais de língua estrangeira

Este trabalho tem por objetivo iniciar um diálogo com a proposta contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Estrangeira (LE) para o terceiro e o quarto ciclos da Educação Fundamental, tal como estão apresentados na versão de 1998.|

Este trabalho tem por objetivo iniciar um diálogo com a proposta contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Estrangeira (LE) para o terceiro e o quarto ciclos da Educação Fundamen

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A teoria das inteligências múltiplas e suas implicações para educação

O aparecimento da competência simbólica é visto em bebês quando eles começam a perceber o mundo ao seu redor.|

No início do século XX, as autoridades francesas solicitaram a Alfredo Binet que criasse um instrumento pelo qual se pudesse prever quais as crianças que teriam sucesso nos liceus parisenses. O instrumento criado por Binet testava a habilidade das crianças nas áreas verbal e lógica, já que os currículos acadêmicos dos liceus enfatizavam, sobretudo o desenvolviment

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Freud, Winnicott e o humor

Abordar condignamente (seriamente?...) a questão do humor, no interior do contexto psicanalítico freudiano, é tarefa que se revela gigantesca, quando se constata que a crítica à psicanálise assim chamada aplicada envolve não só a interpretação da interpretação do objeto ao qual ela se aplica, como também a própria teoria a partir da qual parte o seu esforço interpretativo.|

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A alegría de fazer/se em psicopedagogía

Notas para la ponencia de Alicia Fernández en el Congreso de Psicopedagogía|

Casi todos los presentes psicopedagogas, psicopedagogos, están-estamos en la placentera y difícil tarea de construirse en psicopedagogía, por eso llamé en portugués a esta charla : "A alegría de fazer/se em psicopedagogia" y en español "La alegría de hacer, hacerse en psico-pedagogía".

Yo pienso que la responsabilidad se junta con la alegría en la p

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Os caminhos da psicopedagogia no 3º milênio

Os estudos futuros necessariamente facilitarão a distinção do objeto de estudo da psicopedagogia dos objetos de estudo da psicologia e da pedagogia; e ao mesmo tempo a complementaridade destas três áreas do conhecimento|

INTRODUÇÃO
Ao escrever sobre o tema "Os caminhos da psicopedagogia no terceiro milênio" vivenciei um duplo dasafio: o de pensar o que deveria acontecer no campo psicopedagógico nos anos vindouros, para o qual se faz necessário efetuar previame

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A cultura da criança: por um uso lúdico da pedagogia

Esta premissa é hoje assumida pela maioria dos educadores. Entretanto, o uso que dela tem feito a pedagogia, tem se dado, ao que parece, numa via de mão única. A pedagogia moderna pretende estabelecer um "uso pedagógico do jogo", da brincadeira, enfim, do lúdico.|

Uma das grandes novidades trazidas à Educação pelas pesquisas do epistemólogo suíço JEAN PIAGET foi o fato, depois dele incontestável, de que o pensamento infantil é qualitativamente diferente do pensamento do adulto. E

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Intervenção psicopedagógica na prática do professor de línguas estrangeiras

Ao insucesso se sobrepõe a necessidade de explicá-lo, e a explicação via de regra se transforma na busca do responsável. Ora se põe a culpa no método de ensino, ora no professor, ora no aluno.|

"[...] Professora: Silêncio, classe ! Entre a fanfarra e o inglês existe uma grande diferença. Soprar corneta, bater bumbo, isso qualquer selvagem, qualquer africano, qualquer samb

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Limites para os limites...?

A ideia de confinamento permeia tudo (dentro e fora de casa) e as restrições à liberdade tornam-se um fator concreto: vai desde os muros altos e fechados de uma casa, passando pelas paredes de um apartamento, até os vidros rigorosamente fechados de nossos carros!|

I. INTRODUÇÃO:

"Meu filho quer tudo que vê; quando vou ao shopping com ele, pede is

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Oleana - um caso clínico

Um filme à primeira vista banal – e em muitos sentidos até mesmo chato – por vezes apenas espera que os que o assistem coloquem sobre os olhos aqueles óculos de ver em profundidade. É o caso deste "Oleanna", de David Mamet.|

Um filme, muitas vezes, vai além do que pretende. Óbvio, pois é esta a diferença entre o grande artista e o artesão esforçado. Digamos que, psicanaliticamente falando, o grande artista alcança maior intimidade com seu inconsciente que o cidadão comum, ou

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