Recursos a serem usados no diagnóstico e intervenção psicopedagógica

Não há razão para que o psicopedagogo faça uso de recursos específicos da Psicologia uma vez que possui recursos diversificados.|

I. Introdução
Preocupações com os recursos que podem ser utilizados no diagnóstico e intervenção psicopedagógica são constantes na tocante à Psicopedagogia, principalmente porque ela ainda não se constituiu uma profissão é, portanto, uma área de prestação de serviços, embora a Associação Brasileira de Psicopedagogia esteja empenhando-se para seu reconhecime

Leia mais...

Concepções sobre as possibilidades de integração entre saúde e educação: um estudo de caso

Concepções sobre as Possibilidades de Integração entre Saúde e Educação: um Estudo de Caso|


O artigo apresenta a discussão de parte dos resultados da pesquisa de Mestrado da autora, na época psicóloga de um ambulatório da rede estadual de saúde, a respeito das possibilidades de integração do trabalho do psicólogo e de professores, profissionais de saúde e de educação, através da análise das concepções dos sujeitos (quatro profissionais de saúde, nove professores, nove alunos e su...

Leia mais...

A obsolescência do ensino

Se observarmos a história, veremos que o ser humano foi, por um lado, perdendo certas capacidades, e por outro ganhando outras.|

Este artigo só pode ser lido através de "DOWNLOAD" em formato Microsoft Word.

Para fazer o download clique no ícone => .|

Referências

[1] Bjerke, A. Neue Beiträge zu Goethes Farbenlehre. Stuttgart: Freies Geistesleben1961.
[2] Cent

Leia mais...

Educação infantil no brasil: em busca da infância

Tratando-se de um fenômeno social e histórico, a educação deve unir conhecimentos e experiências e resgatar a criança e o professor enquanto seres humanos únicos e desejantes em sua totalidade real.|"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de se

Leia mais...

Inteligência e capacidade são 'dotes' de todos

"Se é possível para o mundo é possível para mim. É apenas uma questão de COMO."|

Você já se sentiu incapaz alguma vez?
Tenho certeza que sim. Quando não conseguimos fazer algo que desejamos muitas vezes sentimos esse tipo de sensação. Isso significa que, há algo a ser aprendido.
Todos nós temos capacidades para muitas coisas. Cada indivíduo é único, tem qualidades, habilidades e sempre é bom em alguma coisa.
Agora pense em algo que, você faz muito bem. Pensou em apenas uma co

Leia mais...

A síndrome do X-Frágil

É a causa mais freqüente de comprometimento mental de caráter hereditário, afetando o desenvolvimento intelectual e o comportamento de homens a mulheres.|

Descrição da SXF

É a causa mais freqüente de comprometimento mental de caráter hereditário, afetando o desenvolvimento intelectual e o comportamento de homens a mulheres. 
A expressão "X-Frágil" deve-se a uma anomalia causada por um gene defeituoso localizado no cromossomo X, que passa a ap

Leia mais...

O psicopedagogo institucional numa instituição de nível superior

Quem é o PsicopedagogoInstitucional numa instituição de nível superior?|

Quem é o PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL numa instituição de nível superior?

Esta é uma pergunta que surge em torno da profissão que nasce através de uma proposta de interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade aqui surge no "diálogo" entre duas disciplinas que transpõem o espaço da subjetividade de um indivíduo buscando delinear com clareza , os sujeitos e as disciplinas. Não nos cabe propor " a

Leia mais...

Um é pouco, dois é bom, três é demais

O efeito de uma acidental separação é o de reduzir cada uma das partes da díade (ou o elemento sobrevivente, no caso de morte do outro elemento) a uma espécie de 'metade' de algo, uma 'metade' que não pode existir por si mesma.|

Há muito tempo ouço falar, no campo da psicanálise, do mais que famoso 'terceiro'. Folcloricamente, o 'terceiro' é aquele outro elemento humano que, de fora, invade o espaço da díade mãe-filho, quebrando ou ao menos esgarçando o vínculo primário, e provocando desse

Leia mais...

A escola ideal

Que não se furtasse em promover para todos a formação social e política ( principalmente das classes subalternas ) preparando o cidadão competente para todo o ambiente em que vive e não apenas para o trabalho em si.|

Considerando na ótica dos paradigmas emergentes é aquela instituição que se voltaria para a formação do homem integral.

Dev

Leia mais...

Indisciplina - uma reflexão

Nesse palco, a indisciplina coloca-se em cena não só pelo despreparo de ambos em lidar com as suas interações, mas, também, pelas reações destes ao estabelecer auto-defesas que garantam suas existências nesse contexto de vida.|

Atualmente, o tema mais discutido pelos professores é a disciplina e os fatores que promovem a sua ausência no ambiente escolar. Instituída como um mito, ela é analisada através de várias óticas, pois a sociedade na qual se estabelece o seu exercício,

Leia mais...

O desenho e a aprendizagem

Garatujas, girinos, sóis, desenhos transparentes, e cada vez mais próximos da forma que podemos chamar de real, são as representações de como a criança lê o mundo, enxerga a vida, expressa o que sente.|

Desenho, primeira manifestação da escrita humana. Continua sendo a primeira forma de expressão usada pala criança.
"Garatujas", "girinos", "sóis", desenhos "transparentes", e cada vez mais próximos da forma que podemos chamar de "real",

Leia mais...

Bem-vindo(a) ao Ppol

Obrigado por visitar nosso Portal!

Aproveite sua visita e faça seu registro.

Busca

Login

Notícias

Portal Brasil