Enquanto Vygotsky focalizou a importância dos conteúdos sócio-culturais do conhecimento, Piaget tratou da forma do conhecimento e das categorias da realidade, numa abordagem mais Kantiana, mas numa perspectiva desenvolvimental.| Na década de 1920, as primeiras obras de Piaget acentuaram a influência social nos processos de desenvolvimento. Estas obras foram internacionalmente lidas, influenciando os pesquisadores soviéticos. Neste período, Wallon aconselhava Piaget a inverter sua persp...

Relato de Experiência|O grande desafio dos professores e pais é lidar com problemas comportamentais dentro da sala de aula, que hoje em dia começam na idade pré-escolar.
Por vivermos em uma sociedade com constantes mudanças na esfera familiar, a cada dia nos deparamos com problemas comportamentais que começam a cada dia mais cedo e mais difíceis de serem contornados. 
Com este relato não estou tentando resolver todos os casos e também não estou tentando substituir o tratam

É interessante notar que a criança parece começar a desenvolver melhor seu processo de aprendizagem quando muda sua própria postura com relação às pessoas que a cercam.|

Estive refletindo sobre alguns casos de crianças com dificuldade no processo de aprendizagem com as quais já me deparei e percebi o quanto o afeto e a integração podem fazer a diferença.
Sou professora de educação infantil e psicopedagoga , o que me dá a oportunidade de viver dois lados de uma situação: a criança em sa

Esta violência é uma forma de auto-afirmação.|

A violência entre adolescentes é atualmente uma realidade incontestável, sendo muito os motivos que levam esses jovens optarem pela agressão no lugar do diálogo. Com isso não quero dizer que a violência seja algo que educadores e pais devam encarar com naturalidade, mas sim com cuidado e buscando sempre uma mediação que desperte a auto-estima e o desejo de querer mudar.

Esta violência entre os jovens, como está acontecendo nos dias

O Construtivismo (vale a pena lembrar que não é um método), de certa forma "surge" como uma forma de re-estruturar a educação, baseado na teoria de Jean Piaget, acredita-se que o conhecimento do indivíduo é construído por si mesmo e não transmitido por alguém.|

Quando falamos em construtivismo dentro da educação, este assunto é bem visto por uns, mal vistos por outros, e ainda existem aqueles que não sabem o que isto significa.

SE fizermos uma análise sobre os anos que passamos de

Como definir a razão? Hoje, como nunca, parece uma tarefa dificílima caracterizá-la de um modo claro. Para mim, neste momento, a melhor definição se encontra em Morin : A razão é a aplicação de princípios de coerência aos dados fornecidos pela experiência.|Como definir a razão? Hoje, como nunca, parece uma tarefa dificílima caracterizá-la de um modo claro. Para mim, neste momento, a melhor definição se encontra em Morin :


A razão é a aplicação de princípios de coe

As novas propostas para a educação atual inserem-se no amplo cenário de transformações sociais e culturais que ocorreram nos últimos vinte anos. Este artigo focaliza essas propostas, considerando as contrições da Psicopedagogia.

The new proposals for the current education are inserted in the wide scenery of the social and cultural transformations, which took place during the last twenty years. The article focalizes these proposal considering the contributions of Psycopedagogy.|

Vi

O passado tem papel importante pois somos reduzidos a ser o que aprendemos, sobre o plano das emoções e dos valores.|INTRODUÇÃO


Por quantas vezes deixamos de lado o discurso de nossos filhos em relação à morte? Procuramos sempre dar a eles o valor da vida. Mas por que deixamos passar ao longe a idéia de morte? Por que escondermo-nos por trás da falsa imortalidade?
Os antigos viam a morte como uma realidade com a qual conviviam. Havia mesmo uma necessidade de prolo

Tanto a cognição como os afetos estão presentes nas representações sociais, que encontram sua base na realidade social instituída e instituinte.|As Representações Sociais que permeiam o ser professor, principalmente na Educação Básica nas últimas décadas vêm contribuindo de forma profundamente negativa para o fazer pedagógico. Uma série de razões que tangenciam tanto a esfera pública quanto a privada se mostram como indicadores passíveis de análise para o melhor entendimento do perfil do pro

É fundamental criar-se um vínculo entre adolescente, família e orientador, possibilitando um relacionamento adequado, construtivo, íntegro e proveitoso para todos os envolvidos.|

Em conformidade com os artigos 118 e 119 do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, proponho algumas reflexões e ações com relação a mais positiva das medidas sócio-educativas - Liberdade assistida.

Objetivos:

1 - Viabilizar a liberdade assistida, por intermédio de parcerias, articulações

Quanto aos adolescentes infratores (12 a 18 anos incompletos), o Ministério Público poderá propor ao Juiz da Vara da Infância e da Juventude três medidas:|I. Introdução:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) propõe, no artigo 112, medidas sócio-educativas, que são aplicadas, pelo Juiz da Vara da Infância e da Juventude, somente aos adolescentes autores de atos infracionais, estas medidas são aplicadas de acordo com a gravidade, reincidência, grau de participação, personalida