Fracasso escolar na alfabetização: um olhar a partir da psicopedagogia

A criança, mesmo não reconhecendo os símbolos do alfabeto, já "lê" o seu meio, estabelecendo relações entre significante e significado.|

O propósito do estudo foi refletir sobre o papel da psicopedagogia preventiva no fracasso escolar durante a alfabetização, devido à desatenção que tem sofrido o ensino da leitura e da escrita, e o baixo rendimento escolar, nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Também, a importância do trabalho psicopedagógico preventivo que se baseia

Leia mais...

Informática na dislexia

A informática surge no trabalho terapêutico e/ou escolar ( psicopedagógico e fonoaudiológico ) como um instrumento facilitador da construção do conhecimento pelo disléxico e do seu desenvolvimento como pessoa, consciente das suas dificuldades mas, principalmente, reconhecendo suas possibilidades e fazendo pleno uso delas, para exercer o seu direito de ser feliz.|

1. Introdução

Em relação à nossa prática psicopedagógica e fonoaudiológica sentimos a nece

Leia mais...

NULL|

 

Oi classe. Hoje todos e todas vão estar fazendo um exercício de desbloqueio lingüístico e mental, bem na linha de um tipo de pensamento complexo. Não significa que eu estou seguindo só o Morin (pronuncia-se Morrã) mas que estou resgatando um pouco do Marx, do Freud, do Paulo Freire, do Pessoa, da Melanie. É algo assim mais holístico, entende?
A gente foi acostumada a uma visão única da realidade, onde aparece no Consenso do Washington e tem raízes profundas no milênio

Leia mais...

Adoção : construindo a identidade parental

Penso que para construir com as famílias, dinâmicas mais favoráveis dentro do processo de adoção, é importante que possamos abrir espaço para discutir a constituição da nova identidade parental, não enfocando apenas um aspecto - intra psíquico ou social - mas ampliando nosso repertório e o das famílias, para realidades mais amplas.|

INTRODUÇÃO

A idéia deste trabalho surgiu a partir dos questionamentos e discussões relacionados ao atendimento de famílias com o desejo de adotar uma cr

Leia mais...

Minha aluna queima fumo

NULL|

            Minha (posso?) querida aluna

 

            Pois é, aconteceu. Não foi de repente. Já naquela sexta-feira notei alguma coisa esquisita no teu jeito meio eufórico, meio misterioso de cumprimentar. Você estava num

Leia mais...

Vamos conversar sobre disciplina

A disciplina é indispensável para uma criança, essencial ao seu crescimento e desenvolvimento sadios e constitui parte integrante do aprendizado.|

Por que a disciplina é importante?

A disciplina é indispensável para uma criança, essencial ao seu crescimento e desenvolvimento sadios e constitui parte integrante do aprendizado. Regras, regulamentos, leis e princípios governam quase todas as atividades intelectuais, seja nas ciências, artes ou humanidades. Ensinar a criança a segui-las

Leia mais...

Socorro, quero dar aula!

NULL|

- Olha aí, turma: hoje vou dar a minha melhor aula! Em nome da humanidade, apresento-lhes...
- Com licença, professor. Desculpe o atraso.
- Pode entrar. Já é seu terceiro atraso este mês, hein?... Não é pela coisa, em si. Mas, pensa comigo: se você atrasar tanto na sua firma, o que vai acontecer?
- É, a empresa é do meu pai. Ele não liga.
- Infelizmente. Recomeçando: hoje vamos ter uma aula especial. Adoro este assunto. Trata-se de um texto do filósofo antigo, Pl

Leia mais...

Que nos permitam olhar os lírios do campo

NULL|

" Podemos facilmente perdoar 
uma criança que tem medo do escuro; 
a real tragédia é quando os homens têm
medo da luz".
Platão
Que relação temos com o medo?
Por que nós eternos professores, conseguimos lidar tão pouco com a diversidade, com aquele aluno que atrapalha, incomoda ou mesmo não responde como queríamos ao desafios diários?
Temos medo? 
Medo, segundo Aurélio , é o sentimento de viva inquietação ante a noção de perigo re

Leia mais...

Eu não tenho de que brincar...

Para minha filha Paula, que muito brincou e que hoje oportuniza esse espaço para outras crianças|

É muito preocupante ouvir um desabafo como esse, dito por uma criança que está na praia, grudada na mãe, em meio a um choro doído e lamentoso. Diante de uma infinidade de espaço e de possibilidades criativas para brincar,  essa criança se sente amarrada e sem instrumentos para aproveitar o momento, o espaço disponível e companhia&

Leia mais...

O valor psicopedagógico do jogo

O jogo numa perspectiva psicopedagógica não dará muita atenção aos resultados e sim aos meios que a criança chega ao final do mesmo|

O ensino da Matemática, hoje, possui alguns paradigmas que devem ser refletidos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) dizem que,

... no jogo, mediante a articulação entre o conhecimento e o

Leia mais...

Indicadores para a Construção de uma Atuação Psicopedagógica

O professor necessita ser um Construtor de Vínculos Positivos, o que já nos dá um olhar diferente para a nossa prática|

Uma atuação psicopedagógica não se constrói da noite para o dia . É um processo de reorganização e reelaboração do docente, um exercício constante e infinito.

O professor necessita ser um Construtor de Vínculos Positivos, o que já nos dá um olhar diferente para a nossa prática. A partir de vínculos construídos, podemos perceber, através das sinalizaçõ

Leia mais...

Bem-vindo(a) ao Ppol

Obrigado por visitar nosso Portal!

Aproveite sua visita e faça seu registro.

Busca

Login

Notícias

Portal Brasil