Que nos permitam olhar os lírios do campo

NULL|

" Podemos facilmente perdoar 
uma criança que tem medo do escuro; 
a real tragédia é quando os homens têm
medo da luz".
Platão
Que relação temos com o medo?
Por que nós eternos professores, conseguimos lidar tão pouco com a diversidade, com aquele aluno que atrapalha, incomoda ou mesmo não responde como queríamos ao desafios diários?
Temos medo? 
Medo, segundo Aurélio , é o sentimento de viva inquietação ante a noção de perigo re

Leia mais...

Eu não tenho de que brincar...

Para minha filha Paula, que muito brincou e que hoje oportuniza esse espaço para outras crianças|

É muito preocupante ouvir um desabafo como esse, dito por uma criança que está na praia, grudada na mãe, em meio a um choro doído e lamentoso. Diante de uma infinidade de espaço e de possibilidades criativas para brincar,  essa criança se sente amarrada e sem instrumentos para aproveitar o momento, o espaço disponível e companhia&

Leia mais...

O valor psicopedagógico do jogo

O jogo numa perspectiva psicopedagógica não dará muita atenção aos resultados e sim aos meios que a criança chega ao final do mesmo|

O ensino da Matemática, hoje, possui alguns paradigmas que devem ser refletidos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) dizem que,

... no jogo, mediante a articulação entre o conhecimento e o

Leia mais...

Indicadores para a Construção de uma Atuação Psicopedagógica

O professor necessita ser um Construtor de Vínculos Positivos, o que já nos dá um olhar diferente para a nossa prática|

Uma atuação psicopedagógica não se constrói da noite para o dia . É um processo de reorganização e reelaboração do docente, um exercício constante e infinito.

O professor necessita ser um Construtor de Vínculos Positivos, o que já nos dá um olhar diferente para a nossa prática. A partir de vínculos construídos, podemos perceber, através das sinalizaçõ

Leia mais...

Educação sexual e religião

Penso que há uma tendência atual de se menosprezar este papel, o que acaba por gerar um certo esvaziamento dos debates acerca do tema e a possibilidade da manutenção de um status quo que não facilita o crescimento humano e a autonomia das pessoas no que diz respeito à sexualidade.|

Talvez uma das inter-relações mais polêmicas da sexualidade seja aquela que acontece com a religião. É sobre ela que pretendo escrever alguns comentários, embora vá focalizar apenas o que diz respeito a esta interfa

Leia mais...

A psicopedagogia hospitalar para crianças e adolescentes

A educação hospitalar da criança e do adolescente representa uma das novas especializações da educação.|A educação hospitalar da criança e do adolescente representa uma das novas especializações da educação. Essa disciplina vem dar apoio educacional psicopedagógico ao paciente interno para assegurar-lhe uma boa recuperação. Os esforços de humanização contribuem a promover junto ao jovem paciente um ambiente saudável e seguro. Nas enfermarias, mãe e filho ficam juntos e juntos participam das div

Leia mais...

Aprendizagem cooperativa e autonomia

Cooperação, numa abordagem construtivista, envolve trocas de perspectivas.|

Cooperação, numa abordagem construtivista, envolve trocas de perspectivas, com descentração de pontos de vista e desenvolvimento da aprendizagem de todos os elementos envolvidos num processo interativo. Trata-se de um processo, que emprega estruturas de incentivo, com os estudantes trabalhando em pequenos grupos heterogêneos, com tarefas bem definidas, cuja essência é o ato de operar juntos, com rendimento do grupo co

Leia mais...

Brincar e ser feliz

"Para trabalhar com crianças é preciso aprender a jogar com elas antes de interpretar." E. Pavlov|

Se observarmos crianças jogando...brincando...conversando, teremos uma imagem nítida do pensar infantil. 
A criança pensa alto e assim nos dá dicas sobre como lidar com elas.
A troca infantil de conhecimentos é mais prazerosa e mais sensata. 
Fico muitas vezes impotente diante ao olhar de uma criança.
Quem já teve um amiguinho invisível ?
Quem já criou uma

Leia mais...

A memória e o sucesso escolar

A memória parece um tema que, pela sua familiaridade, está fora de qualquer discussão e estudo, pois já é bastante conhecido por todos.|

(Recensão Crítica ao livro de Alain Liery)

por:
Mário Henrique de Jesus Gomes

Índice


Introdução 3

1. Memórias icónicas 4
2. Informações em forma visual ou forma auditiva 4
3. O ruído e a memória 5
4. A imagem e a memória 6
5. Como regista a memória 
- memória a curto prazo

Leia mais...

A intervenção psicopedagógica na parceria com os professores

De objetivo, o aluno passa a ser um meio. De problema, ele se transforma numa oportunidade. Oportunidade de aprendizagem para o professor.|

Historicamente, a intervenção psicopedagógica vem ocorrendo na assistência às pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem, através do diagnóstico e da terapêutica. Diante do baixo desempenho acadêmico, alunos são encaminhados pelas escolas que freqüentam, com o objetivo de elucidar a causa de suas dificuldades. A questão fica, desde o princípio,

Leia mais...

O virtual na escola

Temos que nos lembrar que educar é algo mais que fixar conteúdos sem significados que logo serão esquecidos; educar é contribuir para a formação de cidadãos felizes que consigam viver em harmonia, que saibam trabalhar em equipe, que respeitem as diferenças, que ousem e criem.|

Acho importante observarmos que a tecnologia, por si só, não é boa nem má. Como qualquer outro instrumento construído culturalmente, o que faz a diferença é a utilização que o ser humano faz dela. O mesmo avião que trans

Leia mais...

Bem-vindo(a) ao Ppol

Obrigado por visitar nosso Portal!

Aproveite sua visita e faça seu registro.

Busca

Login

Notícias