Promoção da Saúde na Escola Nadir Colaço, Recife - Pernambuco

Título em inglês: HEALTH PROMOTION AT SCHOOL NADIR COLAÇO, RECIFE - PERNAMBUCO


A promoção da saúde é uma estratégia mediadora entre pessoas e ambiente como vistas à construção de um futuro com mais saúde. Escolas promotoras de saúde implementam práticas que se relacionam à autoestima dos estudantes e aos meios de realização pessoal. Assim a educação reafirma a identidade, encoraja a convergência de ideias e soluções que fortalecem a paz, a amizade e a solidarieda...

Leia mais...

A Teoria Piagetiana e a Aprendizagem

A Teoria Piagetiana e a Aprendizagem da Criança na Educação Infantil

A presente pesquisa tem sua relevância pelo fato da Educação Infantil ter um papel fundamental para a formação do indivíduo, uma vez que,
pode criar os alicerces para o desenvolvimento integral da criança em base sólida e segura. Nesse tocante, o objetivo deste estudo consiste
em descrever a constituição da aquisição da aprendizagem da criança na Educação Infantil com base na teoria de Jea...

Leia mais...

A avaliação do psicopedagogo sobre a depressão infantil

A AVALIAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO SOB

A AVALIAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO SOBRE A DEPRESSÃO INFANTIL

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

( Paulo Freire )
|

O presente artigo teve como objetivo apresentar a avaliação do psicopedagogo...

Leia mais...

Violência sexual, fatores de riscos e registros dos conselhos tutelares


Os objetivos deste artigo são caracterizar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes identificados nos registros de denúncias dos Conselhos Tutelares de João Pessoa e analisar os riscos referentes aos atendimentos, encaminhamentos e procedimentos que não garantem a proteção e efetivação dos direitos fundamentais. Utilizou-se para coleta de dados um protocolo de pesquisa analisado a partir da análise de conteúdo temática e frequencial. Os resultados evid...

Leia mais...

Sexualidade infantil e a prática docente



Este estudo investigou, através de uma pesquisa qualitativa exploratória, como alguns professores da educação infantil percebem a sexualidade no ambiente da escola pública. Participaram 11 professoras de duas escolas de educação infantil de uma cidade do interior do RS. A partir de uma entrevista semiestruturada, realizou-se uma análise de conteúdo temática, da qual foram extraídas cinco categorias vinculadas aos seguintes eixos temáticos: conceito de sexualidade; f...

Leia mais...

Epistemologia da humanização na saúde contribuição psicopedagógica


O presente artigo tem a pretensão de abordar a epistemologia da saúde em sua evolução para a humanização; finalizando com a participação efetiva da psicopedagogia e sua contribuições na avaliação e intervenção em pacientes para ter possibilidades de o (re)integrar na sociedade; Sob essa ótica a abordagem nos dá reflexões pertinentes para um tratamento humanista integrado a equipes multidisciplinares para o bem estar do enfermo durante e após o período de convalescência ...

Leia mais...

Superando as limitações: educação inclusiva e integradora


Este artigo propõe contribuir com a atual discussão a respeito da inclusão e integração escolar da criança com necessidades especiais educacionais. O referencial bibliográfico apresenta um debate de o que vem a ser inclusão, integração e as características de uma escola inclusiva e integradora, aborda como se pode interagir e desenvolver as práticas pedagógicas para essa integração integra nos espaços escolares, possibilitando esse espaço como elemento promotor da auton...

Leia mais...

A importância do envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos


A relação família-escola e a sua influência na qualidade do ensino são atualmente discutidas nas escolas entre professores. Nesse contexto, definiu-se como objetivo geral dessa pesquisa discutir a real importância da integração família-escola na busca de uma educação de qualidade. Com base nesse objetivo principal busca-se investigar a situação geral das escolas municipais no que se refere à qualidade de ensino; estudar o que os autores trazem sobre a participação da famí...

Leia mais...

Formação docente continuada: A busca da satisfação pessoal na construção de uma identidade profissional na sociedade do século XXI


“Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender...”
Augusto Cury


Este artigo tem como objetivo discutir a importância em considerar a Educação Continuada como uma parte fundamental do trabalho docente na busca de autonomia para dirigir seus desafios e resolver as suas necessidades dentro do contexto social em que vivemos hoje. Assim, o professor pode desempenhar o seu papel...

Leia mais...

Ensino da arte em perspectiva inclusiva: ação pedagógica com enfoque na deficiência intelectual



Esta pesquisa focada no ensino da arte tem por objetivo possibilitar oportunidades de aprendizagem voltadas para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, motores e afetivos dos educandos com deficiência intelectual, tendo em vista desenvolver suas potencialidades, melhorando deste modo o seu desempenho na escola, com enfoque nas habilidades artísticas, que trarão contributivos também em situações de vivencias cotidianas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica fun...

Leia mais...

O brincar: construtor de vínculos e aprendizados na ação psicopedagógica.



O presente artigo objetiva explanar sobre os benefícios do brincar para a aprendizagem e a utilização do mesmo como uma ferramenta eficaz na construção de vínculos favoráveis à relação criança e psicopedagogo. A abordagem de tal estudo será psicanalítica, porém com sua ótica direcionada ao trabalho psicopedagógico. Esse artigo pretende apresentar teorias que comprove que o brincar constrói vínculos e afeta positivamente o desenvolvimento cognitivo infantil contribuin...

Leia mais...

Bem-vindo(a) ao Ppol

Obrigado por visitar nosso Portal!

Aproveite sua visita e faça seu registro.

Busca

Login

Notícias