Importante

Nosso Portal tem abrangênica mundial e é referência em inúmeras Instituições ao redor do globo. Por essa razão e por recebermos uma enorme quantidade de produções, aqueles artigos que não estiverem adequados à formatação exigida pelo site serão protelados na análise pela Comissão de Publicação e, se aprovados, só aparecerão ao público após o(s) autor(es) adequarem o formato do mesmo aos padrões do site.

Todos os ajustes do conteúdo deverão ser executados em nosso Editor de Artigo dentro do site. Saiba que nenhum texto será colado já com a formatação adequada, sempre haverá pequenos ajustes a serem feitos pelo autor.

Nesse tutorial explicamos como deve ser formatado o conteúdo para maior eficiência e aproveitamento das ferramentas de busca e divulgação.
 

Copiando e Colando o conteúdo do artigo

Essa etapa é a mais importante e ler e entender o procedimento irá lhe poupar muito tempo. Existem dus formas de "Colar" o conteúdo de seu artigo dentro do Sistema:

  1. Colar a partir de um texto simples como, por exemplo, Bloco de Notas ou
  2. Colar a partir de um editor de texto mais sofisticado como, por exemplo, o Microsoft Word.

Para cada uma dessas formas existe um ícone no cabeçalho de nosso editor, veja a figura abaixo:

Copiar e colar

É fundamental observar esse procedimento pois, um texto produzido em Microsoft Word que for colado como Bloco de Notas ficará totalmente desconfigurado quando for apresentado ao leitor. 

Leia Mais

No início do seu artigo você deverá colocar um breve resumo, pule uma linha e no menu inferior clique em Leia Mais, aparecerá um traçado vermelho. Procure colocar um texto curto que resuma sua publicação, esse texto será utilizado nas páginas inicial e de artigos como chamariz para seu artigo.

Para executar essa tarefa, posicione o cursor ao final desse texto e clique no botão "Leia mais" logo abaixo da janela desse editor. Você verá que, ao clicar, será inserida uma linha tracejada vermelha, logo abaixo do texto, separando o mesmo do texto da sua publicação apenas como indicação dessa separação.

 

Insere leia mais

Clique no botão "Leia mais" na parte de baixo do editor de artigo.

Insere leia mais

 

Título,  Sub-Títulos e  itens

Formato título
Figura 1

O título (veja imagem ao lado) e sub-títulos da publicação deverão estar em letras minúsculas com as iniciais maiúsculas, veja os exemplos abaixo:

"Jogos e materiais manipuláveis no ensino de matemática"                                             <   CERTO

"JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA"                    <  ERRADO

Resumo                                                                                                                               <   CERTO

RESUMO                                                                                                                          <   ERRADO

 

 

Sub-Títulos

Tópicos e seções
Figura 3

 

Nosso site utiliza Folhas de Estilo CSS e faz todo o ajuste de fontes, tamanho de letras, cores, etc.

Em sub-títulos (4) e demais itens que queira sobressair (5) . Utilize apenas a formatação "Título 4 ", "Título 5" e Normal, lembrando que essas são tags utilizadas pelas ferramentas de SEO e servirão para indexar sua publicação nos principais buscadores.

Procure não formatar o texto com nada além de negrito, itálico,  etc.

 
 
OBS: Por favor,  Não coloque
  • data, pois será inserida quando da publicação Exemplo: São Paulo, 02 de fevereiro de 2017
  • título, onde somente deverá estar o texto
  • nome dos autores no início do texto, somente ao final após a Bibliografia
  • cada sub-título num alinhamento, procure alinhar a esquerda
  • negrito nos sub-títulos, pois deverá formatá-los conforme o item 3
  • mais de 1 espaço entre um item e outro
  • : (: dois pontinhos) após os sub-títulos 

 

Parágrafos e espaçamento

O espaçamento entre linhas deve ser simples e os parágrafos devem começar à esquerda.

Imagens

Atenção:  Não funciona colar as imagens do Microsoft Word, as imagens tem de ser inseridas a partir do ícone próprio do Editor de Artigo.

Na barra de ferramentas do Editor disponível no site você encontra inúmeras possibilidades de formatação, inserção e edição, entre essas está o Gerenciador de Imagens

Com o Gerenciador você insere e ajusta o posicionamento das imagens dentro de seu texto mas, atenção, esse gerenciador não é um editor de imagens e você já deve ter trabalhado a imagem em outro software para utilizá-la aqui em nosso site.

Importante: O nome das imagens devem estar escritos em letras minúsculas, sem espaços entre as palavras, não podem ter caracteres diferentes de letras e números.

O Gerenciador de Imagens possibilita que você procure, selecione e faça o upload das imagens para nosso servidor e depois faça a inserção em sua publicação.

Cada usuário terá à disposição um diretório exclusivo para fazer o upload de suas imagens e somente esse terá acesso.

Tabelas

Também na barra de ferramentas desse Editor você encontra o ícone para inserção e configuração e tabelas em seu texto.

Bibliografia

Após o texto do artigo insira a Bibliografia/Referências. O formato deve ser o descrito na norma ABNT NBR 6023/2002, ou a versão mais recente que houver.

Autores

Ao final do artigo insira os nomes dos autores e um breve currículo de cada um. Não insira informações pessoais como telefone, endereço, etc. Somente será permitida a disponibilização de e-mail e site do(s) autor(es), sabendo-se entretanto, que se assim optarem os autores poderão ser alvo de "robôs" de SPAM sem que o site tenha quaisquer responsabilidades sobre isso.

Recomendamos que a forma de contato seja o nosso "Fale Conosco" que é muito mais segura.

Observação Importante

O(s) artigo(s) somente ficarão disponíveis para a edição/modificação do autor após a submissão da publicação ser conferida pelo Portal. O autor será comunicado via e-mail e, a partir daí poderá editar/modificar sua publicação.

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