Para os “freudianos”, o paciente é um parricida incestuoso, a quem é preciso demover de suas horrendas intenções.|

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O estudo e a análise da Modalidade de Aprendizagem que cada um possui diferenciadamente, de acordo com as relações vinculares que manteve na sua história vital.|

Aqui neste trabalho, pretendemos falar não nas lacunas nem nos déficits das crianças que apresentam dificuldades no seu processo de aprender. O nosso enfoque, na avaliação desse aprendente, será voltado para o seu potencial de aprendizagem.

Para isto, traremos, não uma receita pronta, não for

O conhecimento adquirido pela criança vira “proteína”, ganha um novo sentido e como consequência a retenção do aprendizado.|

Este artigo tem como objetivo assinalar a importância do corpo no processo ensino – aprendizagem .

     O corpo que me refiro é : “Um corpo vivo / ativo que vai para a escola e “senta” na cadeira de uma sala de aula .”

No Brasil é a única faixa etária a apresentar taxa de natalidade crescente, principalmente em menores de 15 anos, enquanto todas as outras diminuem.|

A gravidez na adolescência não constitui fenômeno recente na história da humanidade, porém sempre tem sabor de novidade. Na antiguidade, contratos de casamento eram lavrados quando a menina encontrava-se entre 13 e 14 anos, e, segundo registros históricos, provavelment

Algumas situações práticas envolvendo a moralidade infantil|

Como se dá, na prática, a construção da moralidade infantil? Em trabalho anterior, com Horn (Fortuna e Horn, 1997), refletimos sobre o desenvolvimento moral dos alunos na Escola Infantil. Na ocasião, conceituamos moralidade e esclarecemos as relações que mantêm com o desenvolvimento intelectual, apontando caminhos para a intervenção educativa.

Este trabalho tem por objetivo iniciar um diálogo com a proposta contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Estrangeira (LE) para o terceiro e o quarto ciclos da Educação Fundamental, tal como estão apresentados na versão de 1998.|

Este trabalho tem por objetivo iniciar um diálogo com a proposta contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Estrangeira (LE) para o terceiro e o quarto ciclos da Educação Fundamen

O aparecimento da competência simbólica é visto em bebês quando eles começam a perceber o mundo ao seu redor.|

No início do século XX, as autoridades francesas solicitaram a Alfredo Binet que criasse um instrumento pelo qual se pudesse prever quais as crianças que teriam sucesso nos liceus parisenses. O instrumento criado por Binet testava a habilidade das crianças nas áreas verbal e lógica, já que os currículos acadêmicos dos liceus enfatizavam, sobretudo o desenvolviment

Abordar condignamente (seriamente?...) a questão do humor, no interior do contexto psicanalítico freudiano, é tarefa que se revela gigantesca, quando se constata que a crítica à psicanálise assim chamada aplicada envolve não só a interpretação da interpretação do objeto ao qual ela se aplica, como também a própria teoria a partir da qual parte o seu esforço interpretativo.|

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Notas para la ponencia de Alicia Fernández en el Congreso de Psicopedagogía|

Casi todos los presentes psicopedagogas, psicopedagogos, están-estamos en la placentera y difícil tarea de construirse en psicopedagogía, por eso llamé en portugués a esta charla : "A alegría de fazer/se em psicopedagogia" y en español "La alegría de hacer, hacerse en psico-pedagogía".

Yo pienso que la responsabilidad se junta con la alegría en la p

Os estudos futuros necessariamente facilitarão a distinção do objeto de estudo da psicopedagogia dos objetos de estudo da psicologia e da pedagogia; e ao mesmo tempo a complementaridade destas três áreas do conhecimento|

INTRODUÇÃO
Ao escrever sobre o tema "Os caminhos da psicopedagogia no terceiro milênio" vivenciei um duplo dasafio: o de pensar o que deveria acontecer no campo psicopedagógico nos anos vindouros, para o qual se faz necessário efetuar previame

Esta premissa é hoje assumida pela maioria dos educadores. Entretanto, o uso que dela tem feito a pedagogia, tem se dado, ao que parece, numa via de mão única. A pedagogia moderna pretende estabelecer um "uso pedagógico do jogo", da brincadeira, enfim, do lúdico.|

Uma das grandes novidades trazidas à Educação pelas pesquisas do epistemólogo suíço JEAN PIAGET foi o fato, depois dele incontestável, de que o pensamento infantil é qualitativamente diferente do pensamento do adulto. E