O que é a Psicopedagogia? Quem é o Psicopedagogo?|

Estas perguntas me são feitas, constantemente, por diversas pessoas e, também, por muitos alunos. Geralmente são formuladas a partir do senso comum, que identifica a palavra por suas partes constitutivas: Psicologia + Pedagogia e trazem uma perspectiva reducionista a seu respeito.

A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida para o processo de aprendizagem humana. Seu objeto de e O que é a Psicopedagogia? Quem é o Psicopedagogo?|

Estas perguntas me são feitas, constantemente, por diversas pessoas e, também, por muitos alunos. Geralmente são formuladas a partir do senso comum, que identifica a palavra por suas partes constitutivas: Psicologia + Pedagogia e trazem uma perspectiva reducionista a seu respeito.

A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida para o processo de aprendizagem humana. Seu objeto de estudo é o ser cognoscente, ou seja, o sujeito que se dirige para a realidade e dela retira um saber. Vista no âmbito de um sistema complexo e inerente à condição humana, a aprendizagem não é estudada pela Psicopedagogia no espaço restrito da escola, ou num determinado momento da vida, posto que ocorre em todos os lugares, durante todo o tempo da existência . Difere da Pedagogia porque não se ocupa de métodos ou técnicas de ensino, assim como da Psicologia escolar, porque não reduz sua investigação e trabalho ao âmbito da Escola.

Enquanto conhecimento, interessa a todo aquele que se dedica à Educação, na medida em que possibilita uma análise das teorias relacionadas com as ações de aprender e ensinar, não apenas no sentido da prática didático-pedagógica, mas no substrato epistemológico que delas se origina para a formação do sujeito " aprendente ".Nutre-se de conhecimentos oriundos sobretudo da Epistemologia Genética, da Psicologia Social e da Psicanálise. Tem na Psicopedagogia Operativa, de Sara Pain; na Epistemologia Convergente, de Jorge Visca e na Psicopedagogia Clínica, de Alícia Fernandez, suas formulações teóricas mais expressivas.

Enquanto atuação, dirigiu-se, em seus primórdios, para os problemas relacionados com as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar, mas, hoje, visa favorecer a apropriação do conhecimento no ser humano, ao longo da sua evolução, ou seja, tem por objetivo a promoção de aprendizagens e configura-se como uma prática clínica que integra diferentes campos de conhecimento, envolvendo elaboração teórica a respeito do ponto de convergência em que opera. As relações com o conhecimento, a vinculação com a aprendizagem, as significações contidas no ato de aprender, são estudados pela Psicopedagogia a fim de que possa contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas e para a ressignificação de atitudes subjetivas.

O psicopedagogo é um profissional pós-graduado, um multi-especialista em aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas a fim de intervir neste processo seja para potencializá-lo ou para sanar possíveis dificuldades, utilizando instrumento próprios da Psicopedagogia para este fim. A formação clínica é buscada geralmente fora do país, na Argentina ou na França, locais onde este conhecimento se encontra mais desenvolvido e, inclusive, regulamentado profissionalmente, o que ainda não ocorre entre nós. Esta formação tem continuidade em sessões de supervisão e em grupos de tratamento psicopedagógico, nos quais investe no conhecimento de seu próprio processo de aprendizagem.

O trabalho psicopedagógico pode assumir feição preventiva ou terapêutica e estar relacionado com equipes ligadas aos campos da Educação e Saúde. Evoluiu a partir de uma demanda da sociedade, que passou a valorizar a aprendizagem a partir de paradigmas integradores e geradores de sínteses, e tem respondido a ela com uma práxis que busca responder às necessidades de compreensão do ser humano em toda sua complexidade, com ampla aceitação nos mais diversos segmentos da comunidade.

A Associação Brasileira de Psicopedagogia é o órgão de classe que representa esta categoria e luta por seus direitos, além de promover a contínua revisão teórico-metodologógica do conhecimento psicopedagógico. A região sul deste estado tem no Núcleo Sul Mineiro, situado á rua D. Zica 117, Vila Pinto, Varginha ( 221-1722 ) seu representante .

Várias instituições de ensino superior da região possuem cursos de pós-graduação lato-sensu em Psicopedagogia, como a FEPESMIG e a UNINCOR, atendendo a pessoas de diversos municípios que, quando chegam, trazem consigo impressões distorcidas a respeito do curso que escolheram , modificadas nos primeiros módulos, quando são apresentados, verdadeiramente, à Psicopedagogia.

A estes alunos, dedico este artigo, esperando ter contribuído para que conheçam melhor a Psicopedagogia e a psicopedagoga com a qual compartilham a alegria de aprender e ensinar, neste espaço lúdico que é a sala de aula, onde desejo e conhecimento se mesclam em criatividade.

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