Os estímulos auditivos, visuais e perceptivos (táteis, gustativos, olfativos) na vida da criança são de importância fundamental como pré requisitos para o desenvolvimento da aprendizagem.|

Chocalhos, móbiles, bichinhos musicais, cores, massinha de modelagem etc ajudarão no desenvolvimento desses sentidos. Enquanto a criança explora aprende a utilizar seus sentidos se divertindo e desperta a curiosidade. Esses estímulos ajudam no desenvolvimento da atenção pr Os estímulos auditivos, visuais e perceptivos (táteis, gustativos, olfativos) na vida da criança são de importância fundamental como pré requisitos para o desenvolvimento da aprendizagem.|

Chocalhos, móbiles, bichinhos musicais, cores, massinha de modelagem etc ajudarão no desenvolvimento desses sentidos. Enquanto a criança explora aprende a utilizar seus sentidos se divertindo e desperta a curiosidade. Esses estímulos ajudam no desenvolvimento da atenção principalmente se conduzido por um adulto que possa utilizar palavras como : "olha, veja etc" ( para estimular a visualização), "ouça, escute etc" (para o auditivo) , "sinta, pegue, gostoso, cheirinho etc" (para estimular a percepção). Isto fará com que a criança coloque a atenção no estímulo desejado. O adequado é o equilibrio dos três sentidos fazendo com que a criança se atente a cada um deles de maneira natural.

O ideal é procurar dar à criança brinquedos pedagógicos de acordo com sua idade (procure informação nas lojas especializadas ou livros) e conduzí-la nas brincadeiras se e quando possível.

Além dos brinquedos esses estímulos podem ser explorados a qualquer momento quando estiver andando com a criança na calçada, ou num passeio e "chamar a atenção"da criança para olhar, ouvir e sentir algo no contexto, onde estarão sendo aproveitados os três sentidos de maneira natural e agradável para ajudar na aprendizagem.

"Estamos sempre aprendendo algo, a todo momento, e quando direcionada à aprendizagem chega-se ao objetivo com maior facilidade."

A criança que recebe esses estímulos desde cedo com ajuda dos pais costuma se desenvolver muito bem e dificilmente apresentará grandes problemas na aprendizagem relativo a falta de estímulos. Salvo exceções que envolvem problemas mais complexos envolvendo o funcionamento do cérebro e problemas emocionais relativos à família, professor ou escola. No geral uma criança bem estimulada e equilibrada emocionalmente "caminha" facilmente durante a aprendizagem escolar porque aprendeu a atentar, manipular objetos, coordenar a parte motora, concentrar-se, enfim, aprendeu criar, pensar e desenvolver a auto confiança desde cedo. Obtém forte tendência para construir seu conhecimento sobre esta base. Tudo isto pode e deve ser trabalhado nos primeiros anos de vida pelos pais e pela escola de educação infantil.

Chamamos isto de tratamento preventivo para os problemas de aprendizagem que deve ser uma das propostas de qualquer escola infantil, porém nem sempre esta proposta é atendida pela falta de pessoal especializado na área.

|NULL

Bem-vindo(a) ao Ppol

Obrigado por visitar nosso Portal!

Aproveite sua visita e faça seu registro.

Busca

Login

Notícias

Portal Brasil